Como estudantes, entre testes, exames e trabalhos, não é muito difícil encontrar quem relegue a sua saúde para um segundo plano, evitando as idas ao médico para quando não dá mais para evitar. Pensando neste mau hábito seus estudantes da Universidade de Coimbra criaram uma aplicação para te ajudar a manter a tua saúde em ordem e alertar-te para quando ir ao médico: a Check Me Up.

“ A aplicação funciona através da inserção de dados pelo utilizador (desde idade, altura, sexo, até histórico de doenças na família e condições médicas da pessoa). O programa vai buscar as condições de risco da pessoa através do perfil delineado, e outras recomendações gerais (como análises, ou dentista) e é mostrado às pessoas através de um ecrã de recomendações. A pessoa, após marcar a consulta relacionada, seleciona a recomendação da app e pode indicar quando marcou a consulta, e de quanto em quanto tempo deseja ser lembrado dessa recomendação. Após o tempo selecionado a recomendação volta a aparecer e a pessoa é lembrada de marcar uma nova consulta ”, conta Beatriz Quelhas ao Uniarea.



O objetivo passa por diminuir o risco associado a doenças preveníveis e aumentar a qualidade de vida das pessoas assegurando que têm sempre a sua saúde tratada. “Todos os anos há um número elevado de mortes por doenças que se poderiam prevenir. Queremos garantir que as pessoas evitam doenças tomando os cuidados apropriados e caso tenham algum problema, que seja detetado o mais cedo possível, para poderem ser tratadas com a melhor probabilidade de resolução fácil”, adianta a aluna.

A aplicação foi desenvolvida por Ana Luísa Coelho, Ana Quelhas, Guilherme Nogueira, Jessica Mégane, João Monteiro e Victor Carvalho para a cadeira de Processos de Gestão e Inovação do curso de Engenharia Informática.

Quem tem um smartphone Android já pode descarregar a Check Me Up. Quanto aos detentores de um iPhone, ainda terão de esperar um pouco mais pela versão iOS, sendo que podem manter-se atualizados sobre a app no respetivo website ou página de Facebook.