O Programa Carnegie Mellon Portugal (CMU Portugal) abriu, no dia 1 de outubro, o seu concurso anual para atribuição de até 10 bolsas integrais de doutoramento. Estas bolsas oferecem a oportunidade de os alunos passarem dois anos em Pittsburgh nos Estados Unidos e três em Portugal. Ao concluírem o doutoramento, os candidatos irão receber dois diplomas: um pela Universidade americana de Carnegie Mellon e outro pela Universidade parceira em Portugal.
As dez bolsas em concurso enquadram-se nas áreas das Tecnologias da Informação e Comunicação, as principais áreas de atuação do programa CMU Portugal, e são financiadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Em Portugal, o programa conta com a participação de várias instituições, nomeadamente as Universidades de Aveiro, Coimbra, Lisboa, Minho, Porto, a Universidade Católica e a Universidade Nova de Lisboa.
Este ano, serão aceites candidaturas para **dois novos programas doutorais (**Neurociência Cognitiva e Neural Computation), para além dos já existentes no concurso anterior (Aprendizagem Automática, Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Engenharia de Software, Engenharia de Políticas Públicas, Informática, Interação Pessoa-Máquina, Societal Computing, e Tecnologias de Língua Falada).
Os prazos de candidaturas para a submissão das candidaturas para o ano letivo 2026/2027 variam consoante as áreas de investigação a concurso:
- 1 de dezembro: Neurociência Cognitiva e Neural Computation.
- 10 de dezembro: Aprendizagem Automática, Engenharia de Software, Informática, Interação Pessoa-Máquina, Robótica, Societal Computing e Tecnologias da Língua Falada.
- 15 de dezembro: Engenharia e Políticas Públicas e Engenharia Electrotécnica e de Computadores.
Durante o período de doutoramento, as bolsas suportam o valor do subsídio de manutenção mensal e propinas referentes ao período dos alunos tanto na CMU como em Portugal. Todos os cursos são integralmente lecionados em inglês, tanto nos Estados Unidos como em Portugal.
Para informações adicionais sobre os processos de candidatura, podem visitar a página de admissões e bolsas.
O programa CMU Portugal conta já com quase duas décadas de experiência na atribuição de bolsas de doutoramento de grau dual e desde a sua criação, 99 alunos já obtiveram o grau dual. Entre os antigos
alunos encontram-se inúmeros casos de sucesso em posições de liderança em empresas nacionais como a Feedzai, Unbabel ou Cloudflare. Nos Estados Unidos o programa tem alunos na IBM, Apple e Amazon mas também em Universidades como a Carnegie Mellon, Universidade da Califórnia, Berkeley ou John Hopkins University. Na Europa existem alunos em posições nas Universidades Eindhoven e Amesterdão mas também em instituições de topo como a Google, Huawei, Amazon ou Comissão Europeia.
“A CMU Portugal proporcionou-me uma experiência de doutoramento única: mentores de nível internacional, instalações de topo, amizades para a vida e a oportunidade de aprender e crescer em diferentes culturas.” Maria Casimiro, doutorada em 2024 em Engenharia de Software.
“O programa de doutoramento dual impulsionou-me a aprender mais do que poderia imaginar. A CMU oferece inúmeras oportunidades de crescimento e interação diária com alguns dos melhores nas suas áreas.” Pedro Valdeira, doutorado em 2025 em Engenharia Electrotécnica e de Computadores.

