(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

A Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) propõe que sejam realizados este ano apenas os exames nacionais necessários para a candidatura a cada curso. Mas admite a possibilidade de melhoria de nota.

“Entendemos que se devem realizar apenas os exames nacionais das disciplinas que são para acesso ao ensino superior, mas incluindo a possibilidade de melhoria da nota”, afirmou o presidente da CNAES, Fontainhas Fernandes, em declarações ao “Público”.

Segundo o responsável, será importante manter a avaliação do ano letivo passado com vista a dar um “sinal de estabilidade” e “confiança” aos alunos noutro ano atípico devido à pandemia. No entanto, a decisão final será da tutela.”A avaliação e aprovação do ensino secundário deve ser apenas com avaliação interna, como já foi seguido no ano passado”, acrescentou.

Desta vez, o Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) propõe também que os exames tenham mais perguntas obrigatórias e menos perguntas facultativas, sendo que nestas últimas só serão consideradas as melhores respostas.

O calendário dos exames do Ensino Secundário é que já está definido: a primeira fase decorrerá entre 2 e 16 de julho, enquanto a segunda fase terá lugar entre 1 e 7 setembro. Podes ver a data de cada um dos exames aqui.