Foto de Eliabe Costa na Unsplash

Como a leitura sobre estudos científicos podem influenciar no teu progresso académico e ser considerado algo animador?


A leitura é uma atividade bastante produtiva e que oferece uma vasta gama de conhecimento, habilidades, criatividade e reflexão crítica. No entanto, existem ainda muitas pessoas que pensam que “ler é maçador e aborrecido, se o livro tiver mais de 50 páginas desisto” ou “é mais preferível ver um documentário ou série do que ler, é mais apetecível”.

Na atualidade, vemos que os géneros de livros que mais se destacam são os romances, mistérios fictícios e os livros de fantasia, apenas uma porção da sociedade acha interessante e tem prazer em ler sobre estudos reais e estritamente científicos, porque se baseia no real e está comprovado. E infelizmente, o real afeta a sociedade de forma negativa, deixando-a cabisbaixa.

Este estigma necessita de ser mudado, porque através dos estudos científicos consegues ter uma visão mais ampla da realidade, compreendes melhor os fenómenos que ocorrem, adquirires conhecimentos em relação à tua área e de outras e formas de melhorar o mundo, pois a ciência é considerada um ramo evolutivo e não estanque.

Mas os livros atualmente andam muito caros…existem outras soluções?

Claro que sim, eu admito que já tive muitas dificuldades em ponderar se compraria um determinado livro ou não, pois o dinheiro custa a ser ganho e é necessário sabê-lo usar de forma eficiente, sem cair nas mãos do consumismo ao extremo.

Mas não precisas de ser rico para ter acesso ao conhecimento, pois algumas das soluções podem ser encontradas na Internet, como por exemplo ir a links do Telegram, que tenham livros gratuitos, pastas da google drive (Dica: antes de aderires analisa a probabilidade de ter algum tipo de vírus).

Se preferes livros com menor número de páginas, recomendo a leitura de artigos científicos, através deles consegues obter uma linguagem científica adequada e aprender através dos vários estudos, alguns exemplos que te dou são:

  • Google Scholar;
  • PubMed;
  • Science Direct;
  • Scielo;
  • Scopus;

Mas se fores daqueles que és mais tradicional e gostas de ter o livro físico recomendo a ires a épocas em que haja feiras que tenham bancas de livros usados, pois são mais acessíveis ou então ires a uma biblioteca e requisitar um livro (Desvantagem: não podes deixar expresso os teus apontamentos).

Como ganho o gosto pela leitura e como isso pode influenciar na universidade?

Pode ser difícil ao início conseguir ter a paixão pela leitura, mas tenta fazer o seguinte; começa por ver os livros mais pequenos ou artigos que te interessam e progressivamente aumenta o número de páginas que irás ler. Aliás, recomendo a que tenhas uma rotina mental do teu tempo de leitura e cries e apontes metas alcançáveis, para que assim a leitura torne-se um desafio e algo animador!

Quanto mais lês, mais conhecimento adquires! Como podes perceber, a leitura é fundamental no teu percurso académico porque consegues ter uma maior capacidade de reflexão crítica, aumentas a tua capacidade de argumentação em diversos assuntos, melhoras na tua forma de estruturar os textos, aumentas o teu vocabulário e é uma arma que te pode salvar durante a tua jornada na universidade.

Um exemplo prático, que eu experienciei é que quanto mais lês, maior é a tua facilidade em escrever parágrafos e a fazer uma melhor interpretação sobre um determinado tema. Esta questão é algo que muitos universitários têm dificuldade e procrastinam quando se trata de ler artigos. Como eu referi, a leitura e a busca pelo conhecimento não precisam de ser algo aborrecido, é uma ferramenta e uma grande aliada no teu percurso!

Conclusão

A leitura é uma questão de haver vontade e motivação para tal, que pode ser muitas das vezes interpretada como algo exaustivo, mas que não necessita de ser assim! Cria uma rotina de leitura e busca por temas reais que te suscitem curiosidade, de modo que consigas a ter uma grande camada de conhecimentos e conseguires fazer a diferença na sociedade.

Na universidade, esta questão é fundamental, porque tu enquanto estudante tens de te basear nos factos e enfrentar a realidade, a mudança depende de cada um de nós e a leitura é uma forma de conseguirmos mudar o mundo e tornarmo-nos mais conscientes das nossas ações.

Colabora!

Este texto faz parte de uma série de textos de opinião de alunos do ensino secundário e superior sobre a sua visão do ensino e da educação.

Gostavas de publicar um texto? Colabora connosco.