Olá e mais uma vez sê bem vindo =) Hoje trago-te um texto que penso que te irá ser útil nesta fase de terror que se aproxima para todos os estudantes: os EXAMES!!!!!

Sim, é verdade que para muitos estudantes esta fase traz imensa ansiedade e pressão. O tempo parece que se esgota em segundos, o estudo parece que aumenta de dia para dia e o nosso coração começa a bater mais forte, começamos a transpirar, a pensar que nunca iremos conseguir dar conta do recado e tudo se transforma num caos. Ainda para mais para os alunos que moram sozinhos e longe de casa e os que para além da escola ainda trabalham, ainda têm a lida da casa para fazer, a roupa para lavar e passar a ferro, a casa para arrumar, as refeições para fazer e parece não haver tempo para absolutamente nada. É como se nesta fase 24 horas durassem 10 minutos. Mas hoje trago-te algumas dicas que poderão ser-te úteis.



Em primeiro lugar é necessário que faças um planeamento do teu estudo e sim eu sei que isto parece ser óbvio mas existem planeamentos e planeamentos. É essencial que cries um mapa onde irás definir para cada disciplina os dias de estudo, as horas para o mesmo, que definas intervalos curtos e mais tarde que reserves um dia ou dois antes do exame para revisões. E sim, se pensares na quantidade enorme de disciplinas que tens para fazer irás concluir que terás de fazer isto o quanto antes. De seguida é importante que te comprometas com este planeamento que criaste, não inventes desculpas, coloca alarmes, levanta-te cedo e gere o teu dia tal e qual como o planeaste. Claro que há sempre imprevistos mas evita-os ao máximo. Em segundo lugar, é essencial que retires para ti sempre uma hora ou duas, apenas para ti, para te mimares. Vê um filme que gostes, ouve uma música que adores, toma um banho quente e perfumado, joga o teu jogo preferido.. qualquer coisa mas permite-te cuidar de ti. Em terceiro lugar, prepara o teu quarto à tua maneira de forma a torna-lo num local relaxante e durante 10 minutos faz a respiração diafragmática. O que é isto? Eu explico-te, é muito simples, é a chamada respiração dos bebés porque é assim que eles respiram, basicamente consiste em deitares-te de barriga para cima, fechares os olhos, inspirares de forma a encher a tua barriga como se ela fosse um balão, susteres a respiração durante 2 a 3 segundos e depois expiras pela boca, repete este procedimento e verás as maravilhas que ele fará ao teu corpo. Poderás também frequentar um ginásio para aliviar a pressão e o stress e desgastares as más energias e claro é essencial que durante as horas de estudo te desligues por completo das redes sociais. Põe o telemóvel em silêncio, desliga o Facebook, o tablet e concentra-te apenas no estudo. Terás as pausas para descansares e veres as mensagens e notificações, mas lembra-te que para mereceres isso precisas de cumprir as horas de estudo a que te comprometeste antes =) Ao leres isto pode parecer-te bastante óbvio mas acredita que não é fácil cumprirmos rigorosamente isto. Para mim não foi, mas com o passar do tempo tornou-se mais fácil. Se te ajudar, podes sempre ir estudar para um local público como um café ou uma biblioteca, assim saberás que não cairás na tentação de ir ao computador do teu quarto ou mesmo deitares-te a fazer uma sesta. O teu cérebro saberá que ali não haverá escapatória possível porque não tens nada a não ser os livros, os cadernos e as tuas folhas e canetas para os resumos e ele irá obrigatoriamente focar-se melhor.

Desafio-te a fazer um planeamento assim e a cumpri-lo, verás que terás excelentes resultados e que a pressão e a ansiedade irá diminuir substancialmente.

Bom estudo e coragem guerreiros!!

Colabora!

Este texto faz parte de uma série de textos de opinião de alunos do ensino secundário e superior sobre a sua visão do ensino e da educação.

Gostavas de publicar um texto? Colabora connosco.