O concurso de ideias de negócio ARRISCA C, organizado pela Universidade de Coimbra, conta já com um historial de 11 edições e está de volta.
O concurso visa premiar ideias de negócio de base científica ou tecnológica, a nível nacional, que tenham impacto em várias áreas, como Recursos Naturais e Bioeconomia, Energia e Clima, Materiais, Tooling e Tecnologias de Produção, Cultura, Criatividade e Turismo, Saúde e Bem-Estar.
O ARRISCA C pretende contribuir para a criação de spin-offs académicas e empresariais e start-ups. As ideias de negócio submetidas a concurso devem estar enquadradas numa das seguintes categorias: “Inovação”, “Inovação Júnior”, “Inovação Social” ou “Sustentabilidade”. Podem apresentar propostas docentes, investigadores, pessoal não docente, bolseiros, alunos ou ex-alunos diplomados, de qualquer instituição de ensino superior de Portugal, e alunos do ensino secundário e técnico-profissional (nível IV CE) a nível nacional. As propostas podem ser feitas de forma individual ou em equipa, até um máximo de cinco elementos.
Há mais de 25.000 euros em prémios monetários, aos quais se juntam outras recompensas para distinguir as melhores ideias, como incubação física/virtual, mentorias, acesso a programas, eventos e cursos, e sessões de apoio técnico nas mais variadas áreas.
A submissão de candidaturas ao concurso de ideias de negócio ARRISCA C pode ser realizada até às 23h59m (inclusive) do dia 3 de março de 2024, em www.arriscac.pt.
Ao longo das suas 11 edições que decorrem desde 2008, o ARRISCA C recebeu 1074 projetos a concurso, tendo atribuído 179 galardões num valor global superior a um milhão de euros em prémios monetários, de incubação, em horas de consultoria, apoio na elaboração do plano de negócios, mentoring e coaching, internacionalização e branding corporativo.