(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

A 1.ª fase dos concursos especiais para estudantes titulares dos cursos de dupla certificação do ensino secundário e cursos artísticos especializados, de acesso ao Ensino Superior arranca na terça-feira com 2.615 vagas, a maioria das quais para politécnicos, segundo dados esta quinta-feira divulgados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

“As vagas agora colocadas a concurso estão em linha com as medidas de políticas públicas adotadas nos últimos anos para promover um maior e mais inclusivo acesso ao Ensino Superior”, escreve a tutela em comunicado.



Os concursos especiais, cujo prazo de candidatura à 1.ª fase termina em 15 de setembro, destinam-se a estudantes dos cursos de dupla certificação do ensino secundário e cursos artísticos especializados.

As 2.615 vagas anunciadas abrangem 24 instituições de Ensino Superior, a maioria das quais institutos politécnicos (79%), e 59 áreas de educação e formação.

Entre as universidades, só o ISCTE disponibilizou vagas em Lisboa, sendo que a maioria dos lugares disponibilizados são em instituições localizadas em regiões com menor pressão demográfica, como a Universidade do Algarve, a Universidade de Évora e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

O objetivo desta via de acesso, segundo o Ministério, é responder ao “desafio da adaptação dos mecanismos de ingresso ao Ensino Superior à diversidade dos estudantes que hoje o procuram” e ao peso crescente que as vias profissionalizantes do ensino secundário têm vindo a assumir.

Podes consultar a vagas por instituição em baixo, sendo as vagas para cada um dos cursos apenas divulgada na próxima segunda-feira.