Conhece as bolsas da Fundação ”la Caixa” e do BPI para programas de doutoramento

Foto de ThisisEngineering RAEng / Unsplash

Com o objetivo de apoiar o talento científico e fomentar a investigação inovadora em Espanha e Portugal, a Fundação “la Caixa” e o BPI têm disponíveis 65 bolsas de doutoramento INPhINIT, destinadas a jovens de qualquer nacionalidade e que realizem o seu doutoramento em território espanhol ou português.

As bolsas de doutoramento INPhINIT são das mais atrativas e abrangentes da Europa e encontram-se divididas em duas modalidades distintas:

  • INCOMING: Destinadas a investigadores de áreas STEM que não tenham trabalhado nem residido em Espanha ou em Portugal durante mais de doze meses nos 3 anos anteriores à data de fecho deste concurso. Os investigadores necessitam ainda de realizar os seus estudos de doutoramento em centros espanhóis certificados com as distinções Severo Ochoa ou María de Maeztu, Institutos de Investigação Sanitária Carlos III e centros portugueses reconhecidos como excelentes pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Estão disponíveis 35 bolsas nesta modalidade.
  • RETAINING: Destinadas a investigadores que tenham residido ou exercido a sua principal atividade (trabalho ou estudos) em Espanha ou em Portugal durante mais de doze meses nos 3 anos anteriores à data de fecho deste concurso. Além disso, será necessário realizarem o doutoramento em qualquer universidade ou centro de investigação da Península Ibérica, devendo nesse caso ser uma instituição de ensino superior diferente daquela onde realizaram a sua licenciatura. Para esta modalidade estão disponíveis 30 bolsas.

O que preciso de saber antes de me candidatar?

Para além dos requisitos específicos para cada modalidade, tens ainda um conjunto de requisitos gerais obrigatórios: possuíres o nível B2 (ou superior) de inglês, estares nos primeiros quatro anos da tua carreira de investigação e não possuíres (ou estares em condições de pedir) um grau de doutoramento.

Para consultares na íntegra os requisitos específicos clica aqui.

Onde posso fazer a minha candidatura?

As candidaturas ao programa de bolsas de doutoramento são feitas exclusivamente online através da plataforma da Fundação “la Caixa”.

Quais são os prazos?

Os prazos são diferentes consoante a modalidade:

  • Incoming: 25 de janeiro de 2023 às 14h (horário de Espanha).
  • Retaining: 16 de fevereiro de 2023 às 14h (horário de Espanha).

Podes ainda colocar todas as tuas dúvidas, sugestões ou pedidos de esclarecimento diretamente à Fundação “La Caixa” através do seguinte e-mail: fellowships@fundaciolacaixa.org

.

Artigo elaborado em parceria com a Fundação “la Caixa” e o BPI.