Conhece as universidades mais sustentáveis do mundo para 2023


Numa altura em que cada vez mais se destaca a importância da sustentabilidade na sociedade, cresce a necessidade de apostar em comportamentos que contribuam de forma positiva para o planeta e para as futuras gerações.

Atentas a esta necessidade, tem crescido nas universidades a adoção de comportamentos e medidas mais sustentáveis. Neste artigo, apresentamos-te o TOP 10 mundial das universidades mais sustentáveis em 2023, segundo o ranking da Quacquarelli Symonds (QS), consultora responsável pela análise e divulgação dos melhores serviços de ensino superior a nível global, procurando garantir as melhores escolhas a nível educacional, de mobilidade e de desenvolvimento de carreira.

A elaboração deste ranking tem por base indicadores de performance social e ambiental como educação e pesquisas sustentáveis, intercâmbio de conhecimentos, qualidade de vida, entre outros.

GeralNomeImpacto SocialImpacto Ambiental
#1Universidade da Califórnia (EUA) #1 #1
#2Universidade de Toronto (Canadá) #3 #7
#3Universidade da Colúmbia Britânica (Canadá) #4 #2
#4Universidade de Edimburgo (Reino Unido) #10 #3
#5Universidade de Nova Gales do Sul (Austrália) #8 #11
#6Universidade de Sydney (Austrália) #11 #5
#7Universidade de Tóquio (Japão) #2 #97
#8Universidade da Pensilvânia (EUA) #15 #18
#9Universidade de Yale (EUA) #6 #11
#10 Universidade de Auckland (Nova Zelândia) #5 #43

Por território nacional, as Universidades portuguesas mantiveram os seus respetivos lugares em relação à última vez que a QS elaborou este ranking, com a Universidade do Porto a ocupar o 132º lugar no ranking geral. Segue-se a Universidade de Coimbra (151º-160º), a Universidade de Lisboa (161º-170º), a Universidade de Aveiro (200º-220º) e a Universidade NOVA de Lisboa (301º-320º).

Consulta em detalhe todas as universidades listadas no ranking de sustentabilidade e tem acesso a todos os rankings disponibilizados pela QS aqui.