(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Os alunos da licenciatura em Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra (FCTUC), no âmbito da unidade curricular de “Processos de Gestão e Inovação”, têm vindo a desenvolver várias aplicações e websites úteis, que te temos vindo a apresentar em artigos anteriores. Vimos agora falar-te de 8 novas aplicações que podes conhecer em baixo.

Lowkey

A aplicação lowkey permite criar melodias a partir de uma letra musical ou de um poema. Só tens de seguir 3 simples passos: introduzir a letra; reajustar a divisão silábica caso prefirad uma diferente da gerada
automaticamente; e ouvir a melodia!



A aplicação pode ser utilizada através do website ​https://lowkey-app.com​.

Desenvolvido por ​Bruno Faria, ​Diogo Flórido, ​Gabriel Cortês e João Cabral
Pinto, quatro estudantes da Licenciatura em​ Engenharia Informática da
FCTUC – Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra​ ,
com o objetivo de ​ inspirar músicos amadores e profissionais na sua saga
criativa.

UniCloud

Esta aplicação tem como objectivo centralizar e organizar no mesmo local os materiais de estudo (exames, frequências e apontamentos) disponíveis ao longo dos anos, pela comunidade universitária. Ao mesmo tempo, quer tornar o estudo dos estudantes universitários mais eficiente, melhorando a acessibilidade e organização dos recursos dispersos por várias plataformas.

Este projecto quer priorizar a qualidade dos materiais de estudo, através de um sistema de ratings, onde os utilizadores poderão deixar uma avaliação dos materiais para poderem filtrar a sua procura. Neste momento, estão apenas a recolher materiais dos cursos da Universidade de Coimbra, mas o objetivo final é chegar a todas as Universidades e cursos do país.

Tutory’all

A aplicação Tutory’all, criada pelos estudantes Abdellahi Brahim, Ana Mateus, Duarte Dias, Gabriel Fernandes, Miguel Rabuge, Pedro Rodrigues e Rita Fonseca, e tem como objetivo aproximar tutores e tutorandos, de forma descomplicada e eficiente. De início, visa começar pelo ambiente universitário e secundário, fomentando assim a ajuda mútua entre alunos e o bom desempenho escolar dos mesmos.

Esta app oferece um acompanhamento personalizado de estudantes para estudantes através de um sistema de tags, de acordo com o interesse de cada um. Os estudantes podem anunciar uma sessão com a Tutory’all, de modo a que estas tutorias sejam abertas a qualquer pessoa que necessite do mesmo apoio.

Para trabalho futuro, pretendem não só expandir esta ideia a outras idades, mas também incluir eventos de maior dimensão, tais como workshops de núcleos de estudantes.

CoimbraSports

A aplicação CoimbraSports é um catálogo dos vários desportos disponíveis em Coimbra e dos locais onde podes praticá-los. Se resides em Coimbra e queres praticar desporto, esta aplicação é para ti, quer queiras apenas ir jogar futebol com amigos ou inscrever-te num ginásio.


Para cada local, encontrarás uma descrição, bem como informações sobre horários, preços, contactos e localização. Não é necessário criar conta. Basta fazeres download da aplicação para descobrires o que Coimbra tem para te oferecer. A aplicação foi desenvolvida por:  João Antunes,  João Sá,  Bruno Gandres,  João Furtado e João Pinheiro.

TaleTrail

Esta aplicação visa a promover a leitura de livros através da agregação de informação sobre os locais históricos onde decorrem os grandes romances portugueses. A aplicação está destinada a todas as idades, no entanto tem como foco estudantes do secundário que se encontram a estudar estas obras, e desejem saber mais acerca destas.

Têm como objectivo utilizar os ecrãs para motivar os jovens a ler, fomentando a sua curiosidade na leitura e possivelmente na visita de novos lugares. Por outro lado, procuram acrescentar algo diferente à experiência de leitura dos leitores assíduos, apresentando curiosidades sobre a ação de determinado livro. A aplicação é da responsabilidade de Beatriz Madeira, Cláudia Campos, Dário Manhanga, Diogo Filipe, Francisco Pais, José Cruz e Pedro Marcelino.

FeelSafe

A app FeelSafe dá aos seus utilizadores a possibilidade de avaliar bares, cinemas, ginásios ou qualquer outro estabelecimento público. A classificação baseia-se nas condições higiénicas, de ocupação e de afastamento – fatores imensamente relevantes dado o contexto de pandemia em que vivemos.

Assim, oferecem ao utilizador a possibilidade de partilhar a sua opinião, podendo também verificar as avaliações de outros. Conforme as avaliações dos utilizadores, é atribuído ao estabelecimento uma classificação, que está disponível para todos verem, além do selo “Clean & Safe”, se o tiver – um pouco como o Tripadvisor direcionado para a proteção contra a COVID-19.

UComes

A UComes vem com uma lista de cantinas e bares (até ao momento apenas de Coimbra, mas contam abranger mais cidades do país) onde podes encontrar informação acerca: das localizações das cantinas/bares através dum mapa Google, horários de funcionamento, contactos, acessibilidades, lugares disponíveis, informações completas relativas às ementas (no caso das cantinas) e preçários de refeições rápidas (no caso dos bares).

Além disso, fazem um cálculo da distância a que o utilizador está das diversas cantinas, para que possa saber de forma mais intuitiva qual a cantina que se encontra mais próxima dele. A aplicação foi desenvolvida pelos alunos Eduardo Cruz, Filipa Capela, Rodrigo Sobral,  Esmaail Albarazi, Pedro Tavares e Hugo Abreu.

Moosic

Esta aplicação é explicada pelo grupo como “um TvTime para música”. Nesta poderás adicionar álbuns e músicas que já ouviste e marcar o teu progresso num certo álbum.

Na próxima atualização planeiam incorporar o Spotify na aplicação, algo que consideram extremamente importante na sua usabilidade.