Das cidades sustentáveis às alterações climáticas: MIT Portugal tem 40 bolsas de doutoramento


O Programa MIT Portugal, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), tem abertas as candidaturas para a atribuição de 40 bolsas de investigação para Doutoramento, a iniciar no ano académico de 2022/2023. 

Estas bolsas destinam-se a financiar a realização de atividades de investigação nas áreas estratégicas do MIT Portugal e permitem a obtenção do grau académico de doutor em universidades portuguesas. O plano de trabalhos pode decorrer integralmente numa instituição nacional (bolsa no país) ou de forma parcial numa instituição estrangeira (bolsa mista). 

“Estudantes interessados em desenvolver a sua carreia e investigação em áreas que constituem desafios societais têm aqui uma oportunidade única para interagir com diversas instituições de referência nacional e internacional. Estas bolsas permitem ainda a integração na comunidade do MIT Portugal o que irá potenciar o desenvolvimento das competências individuais de cada candidato”, refere o Diretor Nacional do MIT Portugal, Pedro Arezes.

Desde a sua criação que o MIT Portugal tem contribuído para a formação de recursos humanos altamente qualificados sendo a Educação e a Investigação pilares estratégicos do programa. Esta é a terceira edição deste concurso que já apoiou 73 jovens investigadores no desenvolvimento dos seus projetos de investigação. “Nesta edição esperamos continuar a aumentar a abrangência de candidaturas atraindo jovens investigadores nacionais e internacionais que residam em Portugal e provenientes das mais variadas universidades do país” adianta o Diretor do MIT Portugal.

As bolsas serão financiadas pela FCT ao abrigo do Protocolo de Colaboração celebrado entre a FCT e o Programa MIT Portugal.  Os interessados deverão aceder ao site do MIT Portugal e submeter a sua candidatura até às 17h00 (hora de Lisboa) de 11 de abril.