(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

A Universidade de Coimbra e o Instituto Politécnico de Santarém são as duas instituições de ensino superior portuguesas representadas no GreenMetric Ranking of World Universities 2014, que avalia as universidades quanto aos esforços que desenvolvem no âmbito da implementação de políticas de sustentabilidade ambiental.

A Universidade de Coimbra obteve a melhor pontuação nacional, garantindo o 192.º lugar, com um total de 5.042 pontos. A instituição aparece em destaque pelos seus desempenhos ao nível do tratamento de resíduos e da atenção dada à energia e às alterações climáticas. O Instituto Politécnico de Santarém, que se destaca nas mesmas categorias, ocupa a 358.ª posição do “ranking”, com um total de 2.299 pontos.

O ranking, que é publicado anualmente e que conta já com cinco edições, avalia seis categorias de indicadores como, por exemplo, as percentagens de área coberta por vegetação e de orçamento dedicado a iniciativas de sustentabilidade ambiental, implementação de programas de conservação de energia e programas de reciclagem, políticas para redução do consumo de papel e plástico e número de cursos e eventos na área da sustentabilidade ambiental, entre outros.

A edição de 2014 avaliou mais de 360 universidades de 62 países, sendo liderada pela Universidade de Nottingham, no Reino Unido. A completar o pódio estão a University College Cork – National University of Ireland no 2.º lugar, e a Universidade de Nottingham Trent, em Inglaterra.

Podes encontrar mais informação sobre o GreenMetric em greenmetric.ui.ac.id.