(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

O programa Erasmus+ combina 7 programas da União Europeia de educação, formação, juventude e, pela primeira vez, desporto entre 2014 e 2020.

Assim, este novo programa integra todas as iniciativas da União Europeia nos domínios da educação e formação nomeadamente o programa Aprendizagem ao Longo da Vida, o Erasmus (ensino superior), o Leonardo da Vinci (ensino profissional),o Comenius (ensino básico e secundário), o Grundtvig (educação de adultos), o programa Juventude em Ação e ainda os programas de cooperação internacional.

Com um orçamento de 14,7 biliões de euros, representando um aumento de 40%, o Erasmus+ pretende aumentar as oportunidades de aprendizagem no exterior para estudantes e professores. Este programa pretende abranger 4 milhões de pessoas e 125 mil instituições.

As oportunidades de estudar e aprender no exterior irão abranger 2 milhões de estudantes do ensino superior, bem como 500 mil jovens que irão ser voluntários ou participarão em intercâmbios juvenis e 650 mil que participarão em estágios de aprendizagem ou profissionais no exterior.

Este programa abrangerá também 800 mil educadores que adquirirão novos métodos de ensino e aprendizagem no exterior.

Pretende-se atingir as 25 mil parcerias entre 125 mil instituições promovendo a cooperação intersetorial nos campos do ensino superior, ensino escolar, educação de adultos e juventude.

No nova área do desporto 3 mil organizações parceiras irão participar em projetos de cooperação e 600 parcerias colaborativas serão criadas, incluindo eventos desportivos sem fins lucrativos.

Este programa incluiu 63 mil participantes portugueses entre 2007 e 2013, pretendendo este novo programa chegar aos 100 mil jovens portugueses até 2020.

O Erasmus+ traz, assim, um programa mais integrado e acessível, com um foco renovado sobre as competências para o emprego, novas oportunidades para modernizar o ensino e a aprendizagem e novas parcerias entre a educação e o mundo do trabalho.

Vê o vídeo de apresentação em baixo e para mais informações visita: http://ec.europa.eu/erasmus-plus