(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Foram agora divulgadas as vagas dos alunos que não efetuaram a matrícula nas vagas em que ficaram colocados na 1ª fase de candidaturas do concurso nacional de acesso. Assim, no âmbito da 2a fase do Concurso Nacional de Acesso 2020 serão disponibilizadas um número total de 11.698 vagas, onde se incluem 4.952 vagas libertadas por candidatos colocados, mas não matriculados, na primeira fase e um reforço adicional de 728 vagas que revertem de vagas anteriormente fixadas para os concursos especiais.

O governo estima que o número total de novos ingressos no ensino superior em todos os ciclos de estudos, públicos e privados, atinja cerca de 95 mil novos estudantes matriculados no próximo ano letivo de 2020/21 (enquanto foram cerca de 84 mil pessoas em 2019), incluindo: i) o Concurso Nacional de Acesso; ii) outras formas de ingresso no sistema público; iii) formações curtas (cursos técnicos superiores profissionais, cTESP); e iv) ingresso no sistema privado.



Os resultados da colocação dos estudantes decorrente da 2a fase do concurso nacional de acesso são divulgados na quinta-feira, 15 de outubro, no sítio da Direção-Geral do Ensino Superior podendo ainda ser consultados através da aplicação ES Acesso. Posteriormente, a 3ª e última fase do CNA 2020 decorrerá de 22 a 26 de outubro.

Reforçamos que ainda podem surgir mais vagas libertadas em consequência da recolocação de estudantes colocados na 1.ª fase, e que só terás conhecimento destas nas colocações, pelo que mesmo um curso com 0 vagas disponíveis pode libertar uma vaga nesta fase. Podes encontrar mais informações sobre a 2ª fase de candidaturas neste nosso artigo.

Podes encontrar a lista completa das vagas neste documento e no site da DGES.