O Uniarea é uma comunidade que fornece informações acerca do sistema educativo nacional.
O Uniarea comunica aos jovens as possibilidades que têm atual e futuramente e auxilia-os a tomar decisões mais conscientes e ponderadas relativamente ao seu percurso académico.
O Uniarea tem em vista, de modo primordial, a realização pessoal – ao nível educacional – dos seus membros e visitantes.
O Uniarea partilha não só conteúdos informativos mas, também, temas extracurriculares e lúdicos.
O Uniarea possui autonomia suficiente para impedir, através dos seus órgãos decisores, a publicação de quaisquer conteúdos que vão contra os valores da sua equipa.
O Uniarea é orientado por critérios de rigor, criatividade redatorial, é apartidário e independente de órgãos de cariz particular.
O Uniarea poderá editar ocasionalmente, e sempre que se justificar, conteúdos em papel, embora sem periodicidade regular definida.
O Uniarea pretende assegurar o rigor comunicacional, inovar na criação de conteúdos, recusar o sensacionalismo e a utilização da educação como objeto mercantil.
O Uniarea tenta abranger as várias vertentes do ensino – promovendo a difusão de conteúdos relacionados, acima de tudo, com os Ensinos Secundário e Superior – atingindo assim um público plural.
O Uniarea aposta nos e nas jovens estudantes que pretendem colaborar editorialmente com a comunidade.
O Uniarea entende que as novas tecnologias implicam uma comunicação célere e permanente com os leitores e, deste modo, aposta num planeamento regular e eficaz ao nível das redes sociais.
O Uniarea não fixa fronteiras, podendo alargar-se como órgão de comunicação ao dispor das comunidades imigrantes e emigrantes (ex.: alunos e alunas inseridos no programa Erasmus).
O Uniarea é constituído por tempo indeterminado.
O Uniarea responsabiliza-se perante os seus leitores e leitoras e colaboradores e colaboradoras editoriais.
O Uniarea mantém uma relação de partilha sincera de informação, assim como uma tentativa de recrutamento justa entre os e as jovens estudantes.
O Uniarea participa no debate das questões que se colocam à sociedade portuguesa na perspetiva educacional.