Ao longo dos anos tem crescido a quantidade de estudantes que optam por serem estudante em regime parcial. Seja por motivos financeiros, compromissos pessoais ou equilíbrio entre os estudos e o trabalho, são várias as razões que motivam esta escolha.
Neste artigo iremos explicar-te como funciona o regime de tempo parcial, a quem se destina e quais as vantagens associadas. Tem em atenção que este artigo aborda o regime de tempo parcial na sua generalidade, pelo que deverás consultar os regulamentos da tua faculdade para questões mais específicas relacionadas ao assunto.
O que significa ser estudante a tempo parcial?
Considera-se estudante a tempo parcial todo aquele que, estando matriculado num curso de licenciatura, mestrado ou mestrado integrado, se inscreva até ao limite de metade dos créditos permitidos a um estudante em regime de tempo geral, por ano letivo.
Ou seja, se em regime de tempo integral forem permitidos a inscrição até 60 ECTS num ano letivo, então em tempo parcial só te vais poder inscrever a 30 ECTS.
Que vantagens tenho por estudar em regime de tempo parcial?
Estudares em regime de tempo parcial possibilita-te diversas vantagens, tais como:
- Maior flexibilidade e equilíbrio entre estudos-trabalho-vida pessoal;
- Um valor mais baixo de propinas;
- Mais tempo até prescrever o curso.
Quanto vou pagar de propinas neste regime?
O valor vai depender de cada instituição, mas em geral pagas entre 50% e 60% do valor da propina estabelecida para tempo integral.
Qual é a principal desvantagem deste regime?
A principal desvantagem é demorares mais tempo até concluíres o curso, já que por ano letivo só vais poder fazer metade das unidades curriculares que um estudante a tempo integral fará.
Como requerer ser estudante a tempo parcial?
Este requerimento deverá ser efetuado no início de todos os anos letivos, durante a matrícula e inscrição em unidades curriculares. Em algumas universidades, deverás preencher um requerimento próprio para o efeito, em datas previamente estabelecidas.
Ser estudante a tempo parcial é a mesma coisa que fazer unidades curriculares isoladas ou ser trabalhador-estudante?
Não. São coisas diferentes, sujeitas a regulamentos, direitos e obrigações diferentes.
Se optar por estudar em regime parcial tenho de o fazer durante todo o curso?
Não. Como o requerimento deve ser efetuado no início de cada ano letivo, não estás obrigado a permanecer nele durante todo o curso.
Se fizer um curso em regime parcial este tem a mesma validade que um curso feito em regime integral?
Sim, a única coisa que muda é realmente o tempo que demoras a concluir o curso. Tudo o resto continua válido.
Artigo em actualização.