(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Todos sentimos a dificuldade que é escolher aquilo que queremos fazer da nossa vida. Seja em decisões do dia-a-dia, seja especificamente que curso escolher para seguirmos na universidade. Eu não fui diferente e, todo o stress por falta de informações que havia há 6 anos atrás, fez com que a ansiedade fosse ainda maior.

No primeiro ano da faculdade passei por um verdadeiro carrossel de emoções, onde a pergunta “Será que escolhi o curso certo?” passou milhares de vezes na minha cabeça. Isto fez com que, quando realmente percebi que o curso que escolhi, por acaso era mesmo o que queria, muda-se o chip para pensar numa forma de ajudar outros a não passar pelo mesmo.

Comecei por me juntar aos serviços de comunicação e imagem da minha universidade onde ajudava os futuros estudantes indo a escolas secundárias ajudar a esclarecer dúvidas e fazer um pouco de vendas dos cursos da minha universidade, como a estar na “bancada” do politécnico na grande feira das universidades no Porto. Toda esta vivência fez-me perceber muito bem que aquela dor e ansiedade era partilhada com muitos outros futuros estudantes universitários e até com alguns atuais estudantes universitários que estavam com dúvidas, como eu tive, se tinham escolhido o curso certo.

Assim surgiu o Podcast Universitário, um Podcast sobre a Vida Universitária, por um universitário em Pré-reforma. Como entrar, como sobreviver e como tentar sair de um curso.

Um podcast, com versão vídeo no Youtube, de ajuda e apoio aos futuros e atuais alunos do ensino superior e de criação de nostalgia aos ex-alunos.

Com toda esta bagagem de perceber bem as dores dos estudantes e com a paixão pelo Marketing e Comunicação, este projeto surgiu no início da quarentena, especificamente no dia 17 de Março de 2020, onde eu, Rafael Vieira, Licenciado em Engenharia Informática, Mestre em Gestão de Projetos e Host do podcast, senti que tinha “um pouco mais de tempo” ao estar a trabalhar em casa.

No início deste podcast foram abordadas várias temáticas, a solo, de interesse comum a todos os universitários como a culinária universitária, algumas ferramentas para o dia a dia universitário ou atividades extra curso como associação de estudantes, praxe, tuna, núcleos de estudantes, conselho pedagógico, etc.

Rapidamente percebi, com o feedback da malta, que os cursos era o que a malta queria mais ouvir e começaram a dar-me sugestões de cursos a trazer, tendo criado um excel que dura até hoje, onde aponto todos os votos dos seguidores seja qual fôr o curso. Assim, comecei a fazer Lives, no Instagram e depois no Youtube, com universitários dos mais variados cursos e instituições, quer sejam de ensino superior universitário ou politécnico, público ou privado, onde o interesse é criar interação entre os convidados integrantes de determinado curso superio,r em determinada instituição de ensino superior e os futuros ou atuais universitários com dúvidas acerca de um curso ou da faculdade dos convidados!

Nestes Lives no Youtube e SEMPRE às Sextas-feiras às 21h30, são abordados vários temas como plano de curso ou unidades curriculares, o mais difícil ou o mais fácil do curso, se é mais prático ou mais teórico, as associações académicas, a praxe, a vida académica, o alojamento, etc.

Neste momento, já são mais de 40 cursos diferentes das mais variadas áreas e mais de 60 episódios com centenas convidados diferentes. Estes partilham as suas experiências universitárias em prol de quem precisa de ajuda nesta fase incrível das nossas vidas que é a faculdade.

Agora com mais de um ano deste projeto, tenho feito também entrevistas a pessoas de associações importantes e personalidades das redes sociais e do Youtube, para dar outras perspetivas através do seu percurso e dos seus processos de tomada de decisão ao longo da sua carreira.

Tem sido excelente perceber o impacto do projeto através de todo o feedback em mensagens e comentários no Youtube mas também ao trazer convidados que foram ajudados com alguns episódios há um ano atrás e que agora vêm dar o seu testemunho em episódios com as mais variadas temáticas. Um exemplo disto, foi recentemente, onde uma caloira que viu o episódio de direito e que a ajudou a escolher esse mesmo curso, esteve presente no episódio sobre como é ser caloiro em 2021, com todas estas questões da pandemia.

O mais importante para mim neste projeto é manter a missão que me moveu desde o dia 1 do mesmo, que é ajudar os futuros e atuais universitários que se sintam perdidos ou simplesmente com algumas dúvidas e que por alguma razão ainda não as tenham consigo esclarecer e passar-lhes todo o incrível espírito académico que caracteriza o ensino superior.

Informem-se, porque quanto mais informação, melhores decisões vão tomar.

Redes do Podcast: Youtube, Spotify, Apple Podcasts, Facebook e Instagram.