Estudantes da Universidade de Coimbra vão lançar experiência para a Estratosfera


STRATOSPOLCA (STRATOSpheric POLarimetry with Cadmium Telluride Array) é uma equipa de estudantes da Universidade de Coimbra, participantes no programa BEXUS/REXUS. O programa BEXUS permite que estudantes universitários façam experiências científicas e tecnológicas em balões estratosféricos de pesquisa.

A nossa equipa tem como objetivo construir uma ‘caixa’, capaz de detectar radiação , emitida por diversos corpos celestes (buracos negros, estrelas de neutrões e pulsares). Assim, temos várias equipas a trabalhar em conjunto, com diferentes focos, mas todos com o mesmo objetivo.

Em 2019 decidimos candidatar-nos ao programa REXUS / BEXUS na modalidade BEXUS. Depois de participar no Processo Seletivo em novembro desse mesmo ano, o nosso projeto foi um dos selecionados com voo programado para setembro de 2021.

Neste projeto em parceria com a Agência Espacial Europeia (ESA), usaremos um detector de raios gama que voará num balão estratosférico, que vai voar até aos 30 km de altitude. Os nossos principais objetivos são medir o nível de eventos simples, duplos e múltiplos, traçando um perfil de tais eventos em função da altitude, sendo os eventos a deteção de radiação gama.

Com a STRATOSPOLCA, pretendemos melhorar o conhecimento da radiação de fundo em altitude, para que futuros detetores possam ser testados e, conhecendo estes valores de fundo, possam melhorar a relação sinal /ruído. Também mediremos a energia das interações. Simulações pré-voo serão programadas para reconhecer quais os dados que esperamos obter, para calibrar a instrumentação.

Está a decorrer a campanha de crowdfunding. Este dinheiro vai ajudar-nos a pagar despesas extra e transporte de experiência para Kiruna!

Teremos de transportar a nossa experiência dos nossos laboratórios em Coimbra (Portugal) para o local de lançamento em Kiruna (Suécia), bem como outros materiais (para testar a nossa experiência), uma fonte radioativa e um dos nossos companheiros de equipa para o local de lançamento. Também precisaremos de componentes eletrónicos e um Microcontrolador FPGA.

Para conseguires ajudar-nos a lançar a nossa experiência para a estratosfera, clica no link e contribui.