(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Os estudantes do ensino superior vão ser testados à Covid-19 a partir do dia 12 de abril. A data foi avançada à TSF por Francisco George, presidente da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), entidade que vai organizar e efetuar a testagem.

A “maioria” dos estabelecimentos portugueses de ensino superior “solicitou o fornecimento de kits de testes de antigénio” que vão ser fornecidos pela CVP “a custo zero”, garante Francisco George.

As equipas de testagem vão também receber formação e a CVP vai ainda fazer “trabalho de assessoria e apoio técnico aos serviços da Direção-Geral do Ensino Superior”, também sem custos.

De acordo com as recomendações do governo emitidas no passado dia 19 de março, as instituições científicas e de ensino superior, públicas e privadas, deveriam “informar a DGES a partir do dia 23 e, preferencialmente, até 30 de março, sobre o seu interesse em aderir ao “Programa de testagem CVP-Ensino Superior””.

De acordo com o plano de desconfinamento revelado pelo Governo, o regresso às aulas presenciais no ensino superior está previsto para o dia 19 de abril. Na mesma data, também os alunos do ensino secundário devem regressar às escolas.