Terminei a minha licenciatura em Aveiro no ano passado, estive 3 anos na Veneza portuguesa e a verdade é que me candidatei por sorte e, para mim, é a melhor universidade que já alguma vez ouvi falar.

A Universidade de Aveiro é neste momento considerada por vários estudos uma das 3 melhores universidades de Portugal, andam sempre a alterar de posição dependendo dos parâmetros que são avaliados. A verdade é que quando analisamos esses rankings, devemos dar sempre, sempre mesmo, uma olhadela sobre quais foram os critérios avaliados, porque já me aconteceu ler que a universidade do Porto era a universidade que mais publicava artigos científicos e lido assim é verdade, mas considerando os docentes de universidade do Porto e da UA, é normal que isso aconteça porque na verdade a UA era na altura (e talvez ainda agora seja) a universidade que mais publicava por docente na instituição. Isto só para mostrar que às vezes esses rankings não consideram sequer o tamanho ou o tempo de funcionamento de cada instituição em estudo. Mas eu queria falar de outros aspectos que tornam Aveiro no lugar perfeito para estudar e a universidade de Aveiro a perfeita casa para acolher os estudantes, aspectos que não aparecem nos rankings e que muitas vezes não são tidos em conta quando se escolhe o lugar onde se quer estudar.



Localização

Aveiro é uma cidade relativamente pequena, em que se consegue ir caminhando a qualquer lugar. Devem demorar uma hora para chegar da estação de comboios ao bar do estudante e esta deve ser a maior distância que devem percorrer e só se adormecerem na quinta à noite e forem diretos para o comboio, a verdade é que tudo é tão perto que não necessitam de esperar autocarros, muito menos apanhar táxis, quanto muito uma bicicleta já que Aveiro é bastante plano, o que a torna num lugar perfeito para ciclistas. A Universidade de Aveiro está localizada a 20 min a pé do centro de Aveiro e tem tudo o que é necessário perto dela. A menos de 10 min temos Hospital, parques, centro comercial, cafés e todos os bairros onde moram os estudantes.

Campus

A UA está construída como um campos isto é, apesar de ter vários departamentos todos eles estão construídos num grande (mesmo grande) espaço.

Uma dica, caso queiram estudar para lá cuidado com as casas que dizem a 5 min da UA, a verdade é que podem estar a 5 min da UA mas a 40 do vosso departamento.

O facto de ser um campus só traz vantagens, a verdade é que podem estudar química mas ter um interesse por física e por acaso passaram em frente a esse departamento e haver uma palestra do género física para totós, é isto que acontece quando os departamentos trabalham em conjunto, e quando têm uma dúvida que não seja da vossa área estão a 5 min do gabinete da pessoa que vos pode responder. Outra mais valia é que se algum amigo vosso for para a UA mas não for para o mesmo curso vão poder vê-lo na mesma e até quem sabe viver juntos ou ir juntos para a Universidade. No caso da UA o campus conta para além dos departamentos com duas cantinas, uma farmácia, um pavilhão, a associação e muito mais, há quem lhe chame a pequena cidade dentro de Aveiro, se tiverem oportunidade visitem, todos os departamentos foram desenhados por arquitetos portugueses, chega a haver excursões só para ver a arquitectura dos departamentos.

A noite

Este deve ser o ponto mais interessante para muitos do leitores. Sair à noite em Aveiro é muito fácil, primeiro porque a noite é toda no mesmo lugar: praça do peixe até a 1-2 horas, seguida do bar do estudante, e segundo porque toda a gente sabe quando é que vai haver noites com movimento e quando não. No início de cada semestre as ruas estão sempre cheias de pessoas, toda gente se quer divertir e festejar, mas depois das primeiras 4 semanas (atenção que só se sai às quintas e às vezes terças neste tempo) o pessoal fica em casa a estudar porque começa a ter frequências. Esta é uma responsabilidade que passa de ano para ano, porque as pessoas que entram em Aveiro ainda querem festejar mas os mais velhos já os alertam que agora está na altura de trabalhar. A noite em Aveiro não é das melhores do país nem a semana académica se pode comparar à de Coimbra (apesar de a de Aveiro ser mais organizada a meu ver). Mas para isso é que Aveiro tem a estação de comboios que te leva em uma hora ao Porto ou a Coimbra onde todos os dias são festa, por isso, estudar em Aveiro não te impede de faltares ao Carnaval de Ovar, ao São João do Porto ou ao Desfile de Coimbra, tudo se pode ter estudando em Aveiro. Resumindo, Aveiro tem noites divertidas mas existe a responsabilidade de saber quando já chega e se tem de começar a trabalhar, porque a universidade não é só farra.

A praxe

Aqui não me vou prolongar muito, acho que já é um assunto demasiado batido. A praxe em Aveiro nunca deu problemas, é muito bem organizada e supervisionada e quem não gosta não vai. Ninguém é excluído por não ir e ninguém é beneficiado por ir. Experimentar não custa nada se não gostarem, desistem.

Universidade

Na UA normalmente as turmas são pequenas, quando comparadas a outras universidades, o que faz com que haja uma forte relação entre alunos e professores, não se admirem se houver um torneio de sueca ou de futsal com professores envolvidos. Os professores sabem o vosso nome, preocupam-se quando tiram notas baixas, e no final querem saber como poderiam melhoras as aulas. A UA preocupa-se em formar bons profissionais e sabem a melhor forma de melhorar e ouvir os alunos. Houve alterações até no meu antigo curso que aconteceram porque nós, alunos, o propomos. Mesmo agora, já tendo saído da universidade, continuo a manter o contacto com alguns professores. Também a AAUAv não é apenas uma identidade para organizar festas mas está fortemente envolvida nos problemas dos alunos. Acho que este é o que realmente faz Aveiro ser, para mim, o melhor lugar onde podia ter estudado.

Colabora!

Este texto faz parte de uma nova série de textos de opinião de alunos do ensino secundário e superior sobre a sua visão do ensino e da educação.

Gostavas de publicar um texto? Colabora connosco.