Estudas em Coimbra? A SOS Estudante está a recrutar voluntários para reforçar as suas linhas de apoio

Foto de vova | Depositphotos.com

A Linha SOS Estudante é uma linha telefónica de apoio emocional e prevenção do suicídio composta exclusivamente por estudantes do ensino superior de Coimbra.

Inicialmente criada para estudantes, atualmente abrange um vasto leque de pessoas, de vários grupos geracionais e culturais, sendo uma Linha livre de preconceitos e que respeita e aceita as diferenças interpessoais. A sua principal missão passa por informar e apoiar a comunidade académica e demais interessados quanto às diferentes problemáticas que os afetam emocionalmente e psicologicamente a fim de promover reflexão e pensamento crítico sobre si, o outro e o mundo.

Para isso, as suas principais ações passam por:

  • Oferecer um serviço de apoio emocional anónimo e confidencial;
  • Promoção de momentos de debate e reflexão;
  • Desenvolver projetos de investigação científica;
  • Contribuir para a formação e habilitação/qualificação técnico-científica no âmbito do apoio emocional e gestão de projetos;
  • Participar em projetos socioculturais em parceria com outras associações a fim de promover a inclusão e a saúde mental.

Se és estudante em Coimbra, interessas-te pelo comportamento humano e gostavas de colaborar com a SOS Estudante, podes candidatar-te como voluntário a partir de dia 11 de setembro e até dia 8 de outubro de 2023, através deste link.

Enquanto voluntário, a tua função será prestar apoio emocional e prevenir o suicídio via telefone, bem como participar em reuniões de voluntários. Ser-te-á dada formação para saberes qual a melhor forma de prestares apoio emocional, preparando-te para qualquer chamada que recebas. Esta formação tem uma duração total de 30 horas, divididas em 10 sessões.

Aceita o desafio e ajuda a fazer a diferença na vida de alguém.