(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

O acesso às universidades e politécnicos este ano letivo vai ter as mesmas regras que o ano passado. Assim, confirma-se que as melhorias de nota interna não vão ser possíveis, o que prejudica, severamente, muitos alunos. Eras um aluno que esperava a melhoria da nota para efeitos de acesso ao ensino superior? Saíste prejudicado com estas medidas. És aluno do 11º e 12º ano e ficaste insatisfeito com a tua nota interna em alguma das disciplinas? Ficaste sem a oportunidade de subires a nota em 30%. Entre estes dois anos, há alunos a anularem disciplinas a um ritmo maior do que em anos anteriores, tudo isto porque deixámos de ver o reconhecimento dos exames para as subidas de classificações.

Na tentativa de reverter esta situação, as Associações de Estudantes presentes por todo o país e os alunos que por elas são representados farão uma greve estudantil para pressionar o Governo. Com efeito, esta greve baseia-se numa inscrição tardia aos exames nacionais, dentro dos prazos estabelecidos. Esta greve e manifesto será totalmente online, de forma a não comprometer a saúde pública e serve como um apoio às propostas que os partidos têm apresentado, num esforço de recuperar o nosso direito.

Estás connosco? Então junta-te a nós e faremos, juntos, a inscrição a partir de 11 de abril. Faremos o Governo garantir que nos inscrevemos todos e lutaremos para fazer ouvir a nossa preocupação com a repetição das mesmas medidas de 2020. Se és aluno com necessidade de provas adaptadas, não recomendamos que faças parte desta ação, mas poderás sempre apoiar-nos através da hashtag e movimento #EuMelhoro.

Deste modo, como um dos alunos que fará parte da greve estudantil, peço a todos que encarem esta greve com seriedade, de forma a combater as medidas que vigoraram o ano passado e que continuam implementadas este ano. Preencham este formulário para nos apoiar: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScOtwhjHgn1QBnGgV889fo35AP3KsqstzlZyx5kv24dICWeOg/viewform

Poderás também apoiar-nos através da tua assinatura nesta petição: https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT107384 

Colabora!

Este texto faz parte de uma série de textos de opinião de alunos do ensino secundário e superior sobre a sua visão do ensino e da educação.

Gostavas de publicar um texto? Colabora connosco.