O Fórum Politécnico #1 é dedicado ao sector agroalimentar, florestas e produção animal, abrangendo toda a cadeia de valor dos setores agroalimentar, das florestas e da produção animal, incluindo serviços de apoio à atividade empresarial e ao desenvolvimento de políticas públicas de estímulo à atividade agrícola, florestal e animal. Tem como objetivo especifico discutir projetos de I&D e atividades em curso orientadas para o desenvolvimento de redes de escolas e laboratórios agrícolas de relevância local e internacional e a sua evolução para redes de quintas e estações experimentais.
Um espaço dinâmico de discussão informada de ideias e projetos entre atores relevantes da sociedade e do tecido produtivo, social e económico, público ou privado, e investigadores, docentes e estudantes de institutos politécnicos, para discussão de temas de interesse comum, numa base territorial e com vista à operacionalização de iniciativas futuras de investigação baseada na experiência e na prática, juntamente com ações de formação e qualificação da força de trabalho.
Cada Fórum Politécnico tem por objetivo contribuir para identificar ações e projetos que possam contribuir para a implementação de políticas públicas sectoriais e responder a necessidades e objetivos específicos das regiões, do tecido social e empresarial, assim como contribuir para modernizar e reforçar o papel das instituições de ensino superior politécnico, incluindo novas ofertas formativas e parcerias para o conhecimento e novos projetos de I&D baseados na prática.
O Fórum Politécnico é promovido pelo Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), em estreita colaboração com o Programa de modernização e valorização do ensino politécnico, promovido pelo MCTES, com vista a potenciar e fortalecer “Cidades e regiões com conhecimento”.
Esta primeira edição do fórum é organizado com Instituto Politécnico de Beja e terá lugar nas instalações da ACOS e integra-se nos eventos da 33a Ovibeja, associando-se também à homenagem em memória do Eng. Manuel de Castro e Brito, anterior presidente do certame e seu grande dinamizador.