A Escola Superior de Desporto de Rio Maior – ESDRM – do IPSantarém recebe nos dias 6, 7 e 8 de Outubro o 5º Congresso Científico Mundial de Desportos de Combate e Artes Marciais da Internacional Martial Arts and Combat Sports Scientific Society – IMACSSS.
Ao todo vão estar presentes cerca de 200 congressistas oriundos da Europa, Ásia e América que pretendem focar-se em cinco grandes temáticas de preocupação e investigação, de forma a salientar os aspetos atuais da multidisciplinaridade das Artes Marciais e Desportos de Combate e conhecer o estado corrente da investigação neste domínio.
O presidente do comité organizador da ESDRM, António Vences de Brito salienta que “a atual massificação e desenvolvimento dos desportos de combate e artes marciais têm conduzido ao crescimento da investigação científica em tornos destas atividades, muitas delas com uma prática secular, adaptando-as às realidades e necessidades da sociedade atual. Presentemente os desportos de combate e as artes marciais são encarados como modalidades desportivas, que para além da sua vertente competitiva, contribui como qualquer outra modalidade desportiva, para o bem-estar do cidadão e a sua integração no seio da atual sociedade”.
Para além dos discursos e comunicações livres, irão ainda realizar-se cinco conferências e dois workshops, conduzidos por investigadores especialistas em artes marciais e desportos de combate. No congresso decorrerá também o concurso para o melhor trabalho de investigação realizado e apresentado ao público por um jovem investigador – IMACSSS Young Investigators Award.