A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Encontro Nacional dos Estudos Europeus


Março 30, 2023 Abril 2, 2023

O III Encontro Nacional dos Estudos Europeus (ENEE) organizado pela FNEE – Federação Nacional dos Estudos Europeus, em parceria com o Município do Fundão, irá tomar lugar nos dias 30 de Março a 2 de Abril.

Remetendo-se a 2017, a Federação Nacional de Estudos Europeus tem vindo a organizar este evento a nível nacional com o objetivo de reunir alunos do ensino universitário das áreas científicas dos Estudos Europeus, das Relações Internacionais e da Ciência Política, evento único em Portugal.

O objetivo principal da FNEE prende-se à aproximação do projeto da União Europeia à Sociedade Portuguesa, comprometendo-se com os valores europeus e a educação informal dos jovens portugueses.

Na III edição do ENEE teremos a honra de receber o Secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Dr. Tiago Antunes, que tomará presença na sessão de abertura, no dia 31 de Março, endereçando-se aos estudantes universitários reunidos no Fundão sobre a evolução e importância dos assuntos europeus em Portugal.

Este ano, pela primeira vez, a FNEE vai estar presente junto dos alunos do secundário, neste caso das escolas secundárias do Fundão, trasladando as temáticas europeias para os mais novos com o intuito de poderem conectar com o projeto europeu desde cedo, de forma à criação de uma sociedade jovem mais culta e ativa na sociedade civil. Estes terão a oportunidade de ouvir o Chefe de Missão da Organização Internacional para as Migrações, Vasco Malta, sobre a temática das migrações e direitos humanos e ainda o Editor Regional da Agência Lusa, Sérgio Soares, sobre Fake News na União Europeia.

De Coimbra, em 2017, a Leiria, em 2018 e, em 2023, no Fundão, o ENEE contou e tem contado com a presença de inúmeros eurodeputados, de representantes de organizações da Sociedade Civil, celebres professores universitários, entre outros, que se juntam aos mais de 100 jovens já tiveram a oportunidade de participar, debater e discutir temáticas relacionadas à atualidade europeia, no que concerne aos mais diversos assuntos da União Europeia.

Muitos serão os temas a debaterem-se, no final deste mês, no Fundão. Entre eles destacam-se painéis como Reformar a União Europeia que contará com oradores como o Vice- Presidente do Parlamento Europeu e Eurodeputado Pedro Silva Pereira (PS), a Eurodeputada Marisa Matias (BE) e o Professor Auxiliar do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, Nuno Sampaio; Política de Defesa da União Europeia no Mundo da Multipolaridade que será integrado pelo Presidente do CDS-PP e Eurodeputado Nuno Melo, o Professor Auxiliar na Universidade Portucalense e Comentador Político da CNN, Tiago André Lopes, a Subdiretora do OBSERVARE da Universidade Autónoma, Ana Isabel Xavier, e, por último, o Professor no Departamento de Ciência Política da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade do Minho, José Palmeira. Contaremos ainda com Eurodeputados como João Albuquerque (PS) e Sandra Pereira (PCP). Este são apenas 2 dos 7 painéis que, ao longo do fim de semana de 31 de Março a 2 de abril, jovens universitários poderão ouvir, refletir e debater.

No contínuo objetivo de descentralização e de fugida às salas de conferência dos centros urbanos do litoral, a Federação Nacional dos Estudos Europeus celebrou, no início deste ano, um protocolo com o Município do Fundão para a realização do ENEE, nos próximos 3 anos, no Fundão. Assim, mais de 50 participantes terão a oportunidade de se deslocar a esta cidade da Beira Interior, conhecer a autarquia e dotarem-se de conhecimento sobre a União Europeia.

O grande objetivo do ENEE é, efetivamente, oferecer um espaço de debate aos jovens portugueses, formando futuros líderes capazes de responder às necessidades da sociedade portuguesa e, respetivamente, europeia.

Gostavas de sugerir um evento para a nossa agenda?

Encontra em contacto