Nos dias 9 e 10 de junho, milhares de pessoas com idades compreendidas entre os 16 e os 30 anos, oriundas de todos os países da União Europeia (UE) vão reunir-se no Parlamento Europeu em Estrasburgo, na França, para o Encontro Europeu da Juventude (EYE), para formularem e partilharem as suas ideias sobre o futuro da Europa.
Juntamente com peritos, ativistas, criadores de conteúdo e decisores políticos, os jovens terão a oportunidade de interagir, trocar pontos de vista e de se inspirar no coração da democracia europeia.
A quinta edição do evento, EYE2023, contará com atividades tanto presenciais como híbridas em Estrasburgo. Estão previstas cerca de 200 atividades, incluindo debates, oportunidades para estabelecer uma rede de contactos, performances artísticas, atividades desportivas e oficinas interativas.
Algumas das atividades são co criadas, ou seja, organizadas em cooperação com os jovens, as outras instituições europeias, organizações internacionais, sociedade civil e organizações de juventude. Lê mais sobre a programação do evento.
Mesmo que não possas vir pessoalmente a Estrasburgo, uma vez que o prazo para se inscrever no evento já terminou, ainda tens a oportunidade de participar no evento digital.online.
Vais poder assistir às atividades no hemiciclo do Parlamento Europeu e fazer perguntas através da comunidade digital do EYE2023.
Participa em workshops e painéis sobre empregos verdes, digitais e híbridos, competências e direitos, no dia 9 de junho. No dia 10 de junho, as atividades vão desde as questões sociais aos preparativos para as eleições europeias de 2024.
Podes acompanhar os eventos em direto no Facebook e no centro multimédia do Parlamento Europeu. Os eventos vão estar disponíveis na maioria das línguas oficiais da UE e em linguagem gestual internacional.
Também podes dar a tua opinião sobre os problemas que a Europa enfrenta atualmente e sobre o temas que mais te interessam. Acede à plataforma youthideas.eu, explora e reage às propostas, sugere como podem ser concretizadas ou apresenta as tuas próprias ideias.
As ideias mais populares debatidas também durante o EYE2023 vão ser publicadas no Relatório sobre Ideias dos Jovens, redigido por jovens editores e apresentado aos eurodeputados, durante uma audição em Bruxelas, no outono de 2023.