A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Legal Hackathon

Março 16 - Março 17

A Fundação Vasco Vieira de Almeida e a Startup Lisboa organizam o 1º Legal Hackathon em Portugal, com o apoio da Microsoft e a OutSystems, e da Life Long Learning da UNESCO. Esta maratona de programação tem o objetivo de fomentar a literacia jurídica dos cidadãos através da tecnologia com o desenvolvimento de soluções que garantam ao cidadão comum o acesso fácil a informação jurídica e a um eficaz exercício de cidadania. O Legal Hackathon vai decorrer nos dias 16 e 17 de Março e estão reservados 10 mil euros em prémios para as equipas vencedoras. As candidaturas estão abertas até dia 28 de Fevereiro em legal-hackathon.com.

Promover, através da inovação e da tecnologia, soluções que aumentem a autonomia e inclusão do cidadão, melhorando a sua compreensão da linguagem jurídica, nomeadamente em assuntos do seu quotidiano, é o desafio do Legal Hackathon. Além de constituir uma importante reflexão sobre os principais desafios da literacia do Direito na sociedade portuguesa, o Legal Hackathon abre portas à inovação no setor de Legal Tech em Portugal, reforçando assim, a cultura de inovação e exigência na área do Direito.



Os candidatos ao Legal Hackathon terão que, durante dois dias, desenvolver ideias inovadoras que respondam aos problemas propostos e que consigam acompanhar a forte tendência internacional na adoção e integração de novas tecnologias na forma de trabalhar e adaptação de processos dos diferentes atores jurídicos:

  • Como evitar perdas de tempo na resolução de questões jurídicas?
  • Como tornar a linguagem jurídica mais acessível?
  • Como facilitar o acesso a informação jurídica credível e adequada?
  • Como promover o legal empowerment de todos os cidadãos?

Um desafio complexo e exigente, destinado a talentos nas áreas Tech e Direito, oriundos do universo académico ou profissional, maiores de 18 anos, de qualquer nacionalidade, a concorrer em equipa ou individualmente, mas essencialmente, destina-se a quem deseje encontrar soluções inovadoras que melhorem a experiência e literacia jurídica dos cidadãos, melhorando a salvaguarda dos seus interesses e direitos.

Existem já várias soluções globais nesta área, como por exemplo, a plataforma de crowdfunding para processos legais (Crowdjustice) ou a app com um advogado robô que dá aconselhamento legal recorrendo a inteligência artificial (DoNotPay), no entanto, com esta iniciativa, a Fundação Vasco Vieira de Almeida e a Startup Lisboa pretendem impulsionar assertivamente o sector de Legal Tech no mercado nacional.

Durante o hackathon, as equipas serão acompanhadas por mentores especializados em Tecnologia (com o apoio da Outsystems e Microsoft), em Direito e Gestão.  Após o pitch das suas propostas, o júri irá deliberar os projetos vencedores e atribuir prémios no valor total de 10 mil euros: 7.000 euros para o primeiro, 2.000 euros para o segundo e 1.000 euros para o terceiro lugar.

As candidaturas são feitas online em legal-hackathon.com até 28 de fevereiro.

Detalhes

Início:
Março 16
Fim:
Março 17
Categoria de Evento:
Site:
https://legal-hackathon.com/

Local

Vieira de Almeida
Rua Dom Luís I 28
Lisboa, Lisboa 1200-151 Portugal
+ Mapa do Google

Gostavas de sugerir um evento para a nossa agenda?

Encontra em contacto