(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
A carregar Eventos

« Todos os Eventos

Roadshow de Engenharia e Ciência de Dados

Janeiro 27 - Maio 26

Gratuito

A partir de 27 de janeiro, o Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra (DEI) promove um roadshow online para dar a conhecer a alunos do ensino secundário os seus mais recentes cursos em Engenharia e Ciência de Dados.

O programa deste roadshow consiste em cinco sessões que podem ser acedidas em https://dei.uc.pt/roadshowecd/ nos dias 27 de janeiro; 24 de fevereiro; 31 de março; 28 de abril e 26 de maio.

A Engenharia em Ciência de Dados é uma profissão na área da informática/computação com competências específicas para analisar, projetar e implementar serviços e soluções avançadas por recurso a metodologias de inteligência artificial de dados massivos como recurso relevante para a tomada de decisão baseada em dados.

Os licenciados e mestres em Engenharia e Ciência de Dados poderão exercer funções de: Analista de Dados; Cientista de Dados; Engenheiro de Machine Learning; Cientista de Machine Learning; Engenheiro de Inteligência no Negócio; Arquiteto ou Engenheiro de Infraestruturas de Big Data, entre outras.

Profissão com pleno emprego

A formação de profissionais na área de Engenharia em Ciência dos Dados é uma necessidade crescente e transversal nas sociedades modernas, impulsionada pelo aumento exponencial dos dados produzidos nos diversos setores de atividade e a sua utilização no desenvolvimento de soluções baseadas em Inteligência Artificial, Machine Learning e Estatística, criando novas oportunidades de negócio e indústrias.

É uma das novas profissões do século XXI, sendo considerada a profissão mais promissora nos Estados Unidos da América (EUA). É uma profissão com elevada procura e com uma escassa oferta de profissionais. Na União Europeia estima-se que faltem atualmente 769 000 profissionais em Ciência dos Dados, devendo ser criados cerca de cinco milhões de novos empregos na área dos dados até 2026; nos EUA a criação de emprego é estimada em 11,5 milhões de novos postos de trabalho até 2026.

O Corpo Docente que suporta esta nova oferta educativa do DEI integra centros de investigação classificados com Excelente pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e têm uma vasta experiência em projetos de I&D de referência internacionais na área, dispondo de uma vastíssima rede de colaborações com as mais prestigiadas organizações nacionais internacionais.

Detalhes

Início:
Janeiro 27
Fim:
Maio 26
Custo:
Gratuito
Categoria de Evento:
Site:
https://dei.uc.pt/roadshowecd/

Local

Online

Gostavas de sugerir um evento para a nossa agenda?

Encontra em contacto