A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Simpósio sobre Violência no Namoro

Dezembro 6

É com um simpósio sobre Violência no Namoro e a inauguração de uma exposição, iniciativas marcadas para o dia 6 de dezembro, que o projeto de educação por pares da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), (O)Usar & Ser Laço Branco, assinala uma década de intervenções a sensibilizar jovens para a promoção de relações de intimidade saudáveis.

O programa começa às 14h00 (no Auditório António Arnaut – Polo B da Escola, em São Martinho do Bispo), com o painel “Prevenção da Violência no Namoro: Desafios e inovações de intervenção em saúde”, no qual intervêm Vasco Prazeres (coordenador do Núcleo sobre Género e Equidade em Saúde da DGS), Sónia Caridade (investigadora na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa), Joana Cruz Peres (responsável da Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social) e Maria da Conceição Alegre de Sá (professora na ESEnfC e coordenadora do projeto (O)Usar & Ser Laço Branco).

Pelas 16h00, é tempo de escutar Carminda Morais (professora na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo), que irá proferir a conferência “Género, Amor e Saúde”.

“(O)Usar & Ser Laço Branco: 10 anos passados com futuro(s)” é o título de um filme a exibir de seguida (17h00), momento após o qual terá lugar a sessão de encerramento (17h30), com as intervenções de Maria da Conceição Alegre de Sá, Manuel Augusto Mariz (coordenador na ESEnfC da respetiva Unidade de Prestação de Serviços à Comunidade e Coordenação das Atividades de Extensão na Comunidade), Maria da Conceição Bento (Presidente da ESEnfC) e Manuel Albano (diretor de serviços da delegação do Norte da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género).

Finalmente, às18h00, é inaugurada a exposição “10 anos a (des)construir laço(s)”.

Criado em 2007, na ESEnfC, o projeto (O)Usar & Ser Laço Branco, cujas estratégias de intervenção passam essencialmente pelo teatro do oprimido e pela educação por pares, já sensibilizou cerca de 23 mil pessoas, entre estudantes do ensino secundário e superior, encarregados de educação e professores.

Tem como missão prevenir a violência entre pares, a começar pelo namoro, promovendo o fortalecimento da liberdade, da igualdade de género, do humanismo, da cidadania ativa, da cooperação e o empoderamento.

Participam no projeto (O)Usar & Ser Laço Branco, professores, estudantes e colaboradores não docentes, assim como enfermeiros formados pela ESEnfC.

Local

Escola Superior de Enfermagem de Coimbra – Polo B
R. 5 de Outubro
Coimbra, Coimbra 3046-851 Portugal
+ Mapa do Google

Gostavas de sugerir um evento para a nossa agenda?

Encontra em contacto