(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Women2Women Portugal

Setembro 9 - Setembro 13

Estão abertas as candidaturas para o primeiro programa de liderança jovem feminina em Portugal, Women2Women, que vai acontecer em Lisboa dos dias 9 a 13 de setembro deste ano e que contará com a presença de cem raparigas de todo o país. O limite de submissão de candidaturas termina a 15 de junho.

O Women2Women é um programa internacional de liderança feminina, organizado pela ONG Empower Peace, que reúne todos os anos em Boston, EUA, mais de 100 raparigas líderes emergentes de cerca de 30 países para fortalecer as capacidades e os instrumentos de liderança, de forma a que ao voltarem ao seu país de origem possam desenvolver uma iniciativa com impacto social na sua comunidade. No decorrer de dez dias, as jovens delegadas visitam e recebem treino e ferramentas para desenvolverem as suas capacidades de liderança na Universidade de Harvard, Babson College e empresas de topo, como a Converse.



A Embaixadora do Women2Women em Portugal, Ana Lomba Correia, fez parte da primeira delegação portuguesa enviada, nomeada pela Embaixada dos EUA em Lisboa em 2017, tendo sido convidada para regressar como Alumni em 2018. Foi neste ano também que Ana organizou uma delegação com um grupo de Alumni de outros países para representar o programa na sede da UN Women (ONU Mulheres) em Nova Iorque. Até à data, apenas seis jovens portuguesas tiveram oportunidade de participar neste programa, e daí surgiu a vontade e a necessidade de o trazer para o nosso país, de forma a proporcionar a experiência e oportunidade a mais raparigas. Assim nasceu o Women2Women Portugal.

Tem existido uma sensibilização crescente para o papel importante que raparigas e mulheres têm na construção da paz e do desenvolvimento. Famílias, comunidades e nações prosperam quando raparigas e mulheres têm a oportunidade de ter uma participação efetiva em todos os aspetos da sociedade. No entanto, vivemos num mundo em que existe pouca representatividade feminina em cargos de liderança, e é nesta área que o Women2Women Portugal pretende intervir.

Por isso, está a organizar o primeiro programa de liderança jovem feminina em Portugal, que se realizará em Lisboa entre os dias 9 a 13 de setembro deste ano, cuja candidatura pode ser preenchida através do seguinte link: https://forms.gle/tESjSXoQiNg4ga7eA . Irá juntar cerca de 100 raparigas líderes emergentes em Portugal, entre os 16 e os 21 anos, que conta com os seguintes objetivos:

  • Construir pontes de compreensão mútua, respeito e confiança entre jovens de diferentes origens e culturas;
  • Fortalecer capacidades de liderança através de um ciclo de conferências, workshops e atividades relacionadas com as temáticas: empreendedorismo, tecnologias, branding pessoal, artes e criatividade, desporto, ativismo, inteligência emocional e desenvolvimento de projeto;
  • Expandir a “network” das participantes através de painéis diversos com oradores e oradoras profissionais, experientes e influentes, estabelecidos nas áreas a fortalecer acima referidas;
  • Envolver as participantes em tópicos que definem as suas vidas, como autoconfiança e autoestima saudáveis; violência contra meninas e mulheres; acesso garantido a educação e saúde e todos os aspetos que estejam relacionados com a sua participação efetiva na sociedade;
  • Demonstrar a importância de envolvimento cívico e do voluntariado através do desenvolvimento por cada uma das participantes de uma iniciativa com impacto social nas suas comunidades relacionada com a Agenda de 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável.

Para a sua realização, o evento conta com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos em Portugal, da Empower Peace (organizador do evento-mãe, nos EUA, e maior patrocinador em Portugal), para além de outras entidades como a Women in Tech, Global Shapers, Impact Hub, Village Underground, Women in Business, Professional Women’s Network Lisbon (PWN Lisbon), Volkswagen Development Center Portugal, Portuguese Women in Tech, entre outras. A sua colaboração e apoio é ilustrativa da dimensão, alcance e premência deste evento e da temática em discussão.

Conta ainda com nomes, entre muitos, como Mariana Duarte Silva, Clara Não, Carolina Pereira, Catarina Marques Rodrigues, Inês Santos Silva que irão participar ativamente nos painéis e atividades planeadas.

A equipa que organiza o Women2Women Portugal é constituída por jovens mulheres portuguesas de diversos pontos do país, tendo a iniciativa começado em Viana do Castelo, chegando ao Porto, Coimbra, Leiria e Lisboa.

Detalhes

Início:
Setembro 9
Fim:
Setembro 13
Categoria de Evento:
Site:
https://forms.gle/tESjSXoQiNg4ga7eA

Gostavas de sugerir um evento para a nossa agenda?

Encontra em contacto