Exames de Matemática, Biologia e Geologia e História perdem perguntas opcionais. Vê a comparação para cada exame

Foto de Syda_Productions | Depositphotos.com

Como já foi anunciado, os exames do ensino secundário que servem de acesso ao ensino superior vão manter o mesmo modelo dos últimos dois anos com um conjunto de perguntas obrigatórias e outras opcionais. No grupo de perguntas opcionais, só contam as melhores respostas, no entanto, este grupo de perguntas tem vindo a ser reduzido desde a sua criação. Já no ano passado tinham aumentado as respostas obrigatórias, sendo justificada como uma forma de não permitir que os alunos fujam a todos os temas que não dominam.

Enquanto que a diferença de 2020 para 2021 foi notória, em 2022 parece ter havido um ajuste mais cirúrgico em determinados exames, já que a maioria mantém o mesmo número de perguntas de cada parte, bem como o mesmo peso do número de pontos na classificação final. A maioria dos exames em que se fez alterações, foi no sentido de aumentar o número e peso das perguntas obrigatórias, que já no ano passado era justificado pelo presidente do Instituto de Avaliação Educativo (IAVE) como uma forma de evitar o “excessivo enviesamento” que existiu nas notas no primeiro ano de pandemia, em que o modelo dos exames foi alterado.

Assim, o peso das perguntas opcionais, que no primeiro ano em que foram introduzidas era maioritário nos exames, passou a ser minoritário nos exames de 2021 e 2022. Efetivamente, fizemos uma análise detalhada exame a exame, que podes ver na tabela no fim do artigo e, enquanto que em 2020 as perguntas obrigatórias representavam, em média, 35% dos 200 pontos do exame, esse valor aumentou para 71% dos 200 pontos do exame em 2021, e passará a ser de 73% dos 200 pontos do exame em 2022. Realçamos que isto são valores médios, podendo ir dos 50% no caso do exame de Geometria Descritiva aos 82% no caso dos três exames de História (A, B e da Cultura e das Artes), que passam a ser os exames com menor peso em perguntas opcionais.

Se formos a comparar 2022 relativamente a 2021, os exames que perdem perguntas opcionais são:

  • Biologia e Geologia: menos 2 perguntas opcionais e peso das perguntas opcionais reduzido de 28% para 20%.
  • História A, História B e História da Cultura e das Artes: menos 1 pergunta opcional e redução do peso das perguntas opcionais de 27% para 17%.
  • Matemática A: menos 1 pergunta opcional e peso das perguntas opcionais reduzido de 28% para 21%.
  • Matemática B: menos 2 perguntas opcionais e redução do peso das perguntas opcionais de 40% para 24%.

Curiosamente o ajuste é feito em exames que foram dos que mais desceram as notas em 2021 quando comparado com 2020, como podes ver na análise que realizamos aqui. História B foi o segundo exame em que as médias das notas dos exames nacionais a nível nacional mais desceram, quase 30 pontos, Matemática A o terceiro, com uma descida de 27 pontos, Biologia e Geologia o quinto, com 20 pontos de descida, e Matemática B o sexto, com 19 pontos de descida. A retirada de mais perguntas opcionais provavelmente não ajudará a que exista uma recuperação destas descidas, muito pelo contrário. Outra curiosidade a assinalar, é que existe um exame que tem um ajuste pela positiva. O exame de Literatura Portuguesa não ganha perguntas opcionais, mas o peso destas perguntas da sua cotação total do exame aumenta de 35% para 38%.

Podes fazer uma comparação direta entre os exames deste ano com os do ano anterior, e ainda com os de 2020, na seguinte tabela. Nas primeiras duas colunas encontras o número de perguntas obrigatórias e opcionais, sendo o número mostra as que efetivamente tens de responder para ter os 200 pontos no exame (o número de perguntas opcionais é superior, mas sendo opcionais não são todas cotadas); nas seguintes duas o total de pontos que as respetivas perguntas somam: nas duas subsequentes o peso percentual de cada tipo de perguntas; e, na coluna final, a diferença percentual de perguntas opcionais entre o exame de 2020 e o exame de 2021, na primeira linha, e entre o exame de 2021 e o exame de 2022 na linha abaixo. Podes consultar as informações-prova de cada exame aqui.

(no telemóvel/tablet consegues ver melhor a tabela colocando o dispositivo na horizontal)