Exames Nacionais 2022 vão manter as perguntas opcionais

Foto de luminastock | Depositphotos.com

Os exames nacionais do Secundário vão voltar a ter perguntas obrigatórias e opcionais. A estrutura será semelhante à que foi usada nos últimos dois anos, conjugando um grupo de perguntas de resposta opcional com questões de carácter obrigatório. Esta foi uma solução inicialmente introduzida para mitigar os efeitos da pandemia sobre as aprendizagens dos estudantes. A sua continuidade em 2022 consta de um documento publicado esta terça-feira pelo Instituto de Avaliação Educativa (Iave).

Apesar de ser um ano em que o governo pretende retomar a normalidade, com os exames a serem novamente obrigatórios, as perguntas opcionais nos exames parecem ter vindo para ficar. De acordo com as informações divulgadas pelo IAVE na sua página os exames do Secundário terão um conjunto de perguntas obrigatórias e outras opcionais. As primeiras contam todas para a classificação final, quanto às restantes, os alunos podem responder a todas mas só contarão para a nota as melhores.

No documento, o IAVE dá um exemplo: “Numa prova composta por 20 itens, 14 itens poderão ser obrigatoriamente contabilizados para a classificação final; dos 6 itens restantes, todos poderão ser respondidos pelos alunos, mas apenas serão considerados para a classificação final da prova os 3 itens cujas respostas obtenham melhor pontuação relativamente à cotação total do item”.

Tal como no ano passado, o número de questões opcionais será definido de acordo com as especificidades de cada prova. As perguntas obrigatórias devem incidir, por exemplo, sublinha o IAVE “em competências e conhecimentos desenvolvidos e consolidados ao longo do percurso escolar”.

No primeiro ano em que foram aplicadas, recorde-se, este modelo fez disparar as médias dos exames e consequentemente de acesso ao Ensino Superior, quase duplicando o número das notas mais altas (19 e 20). Isto levou a uma redução generalizada do número de perguntas opcionais em 2021. Podes ver a comparação neste artigo.

A primeira fase das provas nacionais do 9.º está marcada para 17 a 23 de junho. E a primeira fase dos exames do Secundário entre 17 e 28 de junho.

Podes consultar as informações gerais sobre os exames nacionais, e as informações específicas para cada um dos exames neste tópico do nosso fórum.