Exames Nacionais e Acesso ao Superior 2023: o que já se sabe e o que falta saber

Foto de pressmaster | Depositphotos.com

Tendo sido inicialmente publicado no fim do ano de 2022, e dado o grande interesse pelo artigo, optamos por atualizá-lo com as informações entretanto divulgadas até ao dia de hoje, 18 de março de 2023. Para os que se estão a preparar para os Exames Nacionais 2023 e/ou o Acesso ao Ensino Superior via o Concurso Nacional de Acesso 2023 fazemos um ponto da situação do que já foi decidido e do que falta decidir, antecipando as alturas em que podes esperar essas informações. 

O que já se sabe:

Exames nacionais mantêm estrutura com perguntas opcionais

Os exames nacionais vão ter novamente conjuntos de perguntas opcionais em que é contabilizada a melhor reposta, mantendo as alterações introduzidas há três anos devido à pandemia da Covid-19. Para quem realizou exames em 2020, 2021 e 2022 não há portanto muitas novidades, exceto um potencial novo ajuste entre o número de perguntas obrigatórias e opcionais, como têm vindo a ser ajustadas nos últimos anos (comparação 2021 vs 2022).

As colocações do ensino superior em 2023 serão conhecidas mais cedo

A ministra da Ciência e Ensino Superior anunciou que os resultados da 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior do próximo ano vão ser conhecidos a 27 de Agosto, cerca de duas semanas mais cedo do que é habitual.

A ideia seria garantir “o início de atividade letiva praticamente em simultâneo para todos os novos estudantes”​, evitando a perda de cerca de três semanas de aulas para estudantes colocados na 2. ª fase e cerca de seis semanas de aulas para estudantes colocados na 3.ª fase. Mas como explicamos no artigo abaixo é pouco provável que esta antecipação de 2 semanas consiga prevenir completamente este atraso.

 

Exames nacionais e provas serão todos online em 2025

Não afetará quem realiza Exames Nacionais em 2023, mas será interessante acompanhar o projeto DAVE- Desmaterialização da Avaliação Externa do IAVE, divulgado no início deste ano.

Em junho deste ano já avançou com um projeto piloto, estando previsto que em 2023 as provas de aferição já sejam realizadas em formato digital por todos os alunos do 2.º, 5.º e 8.º anos de escolaridade. Em 2024 será a vez dos alunos do 9.º ano realizarem também as provas finais de ciclo em formato digital, e no ano seguinte a novidade chegará a todos os alunos do secundário.

O que se soube entretanto:

Desde a publicação inicial deste artigo, são estes os pontos que foram já conhecidos.

Os exames nacionais obrigatórios para concluir o secundário irão voltar, mas não este ano

Desde o início da pandemia que os exames têm sido opcionais, apenas sendo realizados pelos alunos que pretendem aceder ao ensino superior. Assim foi em 2020, em 2021 e em 2022. Mas enquanto que associações de pais, professores, alunos e até à Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior têm sido favorável à manutenção da medida, o tema não foi pacífico no governo.

 

Foi entretanto decidido que os exames nacionais vão continuar a realizar-se e a ser necessários para a conclusão do ensino secundário, mas perdem peso na classificação final. Se até aqui contavam 30% para a classificação final de cada disciplina a que se realizavam, vão passar a ter um peso de 25%.

Este ano letivo, no entanto, são mantidas as regras adotadas em pandemia, com os exames a serem realizados apenas efeitos de acesso ao ensino superior. Sugerimos que leias este nosso artigo com todos os detalhes.

Calendário de Acesso ao Ensino Superior 2023/2024

Já tivemos também acesso ao Calendário dos Exames Nacionais e do Concurso Nacional de Acesso 2023/2024. Este vem confirmar a antecipação das colocações no ensino superior em 2 semanas, permitindo, pela primeira vez, de termos os resultados ainda durante o mês de agosto para a 1ª fase de candidaturas.

O que ainda não se sabe:

Quando serão as inscrições para os Exames Nacionais?

Agora com o funcionamento dos Exames Nacionais 2023 totalmente decidido, estará para breve a elaboração e publicação no Diário da República do Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário para o ano letivo 2022/2023. É a partir deste Decreto-Lei que é elaborado o Guia Geral de Exames 2023 que nos revelará as datas de inscrição para os exames e todo o processo de inscrição.

Para os Exame Nacionais de 2022 o Decreto-lei foi publicado a 24 de março e as inscrições começaram logo no dia seguinte, a 25 de março. Prevê-se a manutenção da utilização para a inscrição da plataforma online conhecida como PIEPE do Júri Nacional de Exames. Mais detalhes neste artigo.

Quando saberemos as informações dos Pré-Requisitos 2023?

Na mesma altura da saída do Guia Geral de Exames 2023. As inscrições dos últimos decorreram no mês de abril, com a sua realização a decorrer até meados de junho. Mais detalhes dos Pré-Requisitos de 2022 neste artigo.

Quando teremos de pedir a senha para a candidatura online?

Teoricamente o pedido da senha para poderes aceder à candidatura online ao Concurso Nacional de Acesso 2023 no site da DGES começaria no mesmo dia da inscrição para os exames nacionais, dado que esse pedido tem de ser validado junto da tua escola, e esse pedido de validação costuma ser enviado junto com a inscrição para os exames nacionais (embora não seja obrigatório). No entanto, no ano passado, o site da DGES demorou mais uns dias a ser atualizado, pelo que no início o pedido não estava disponível. Poderás acompanhar este tema sempre no nosso site, podendo encontrar mais detalhes deste passo neste nosso artigo.

Quando saberemos a distribuição exata de perguntas obrigatórias e opcionais dos Exames Nacionais 2023?

Cabe ao Instituto de Avaliação Educativa divulgar esta informação para os alunos e professores, de forma a que possam saber com antecedência exatamente como será a estrutura da prova.

Estas informações-prova atualizadas foram divulgadas nos últimos exames no fim do mês de maio, como podes validar neste nosso artigo.

Quando vamos saber as vagas que irão abrir em cada curso em 2023/2024?

Com base nos vários anos anteriores, muito perto do início das candidaturas. E quando referimos perto, é mesmo horas. No último concurso nacional de acesso, cuja primeira fase começou a 25 de julho, tivemos conhecimento do mapa completo de vagas que iria estar a concurso no dia anterior. Por agora tens de ter por base o que está no site da DGES relativamente ao concurso nacional de acesso 2022, tendo em conta que poderão não estar lá ainda listados novos cursos que venham a abrir em 2023.

Quando vamos saber as regras, vagas e provas do concurso especial para os alunos das vias profissionalizantes?

É um concurso especial recente cujas informações são conhecidas de forma muito tardia. As provas a realizar só foram divulgadas no último concurso em meados de maio, com as mesmas a decorrerem em alguns casos no espaço de um mês. O próprio calendário de acesso só foi conhecido no fim de julho, pelo que sugerimos que os interessados estejam atentos às informações de forma permanente.