Faculdade de Desporto da Universidade do Porto entre as 50 melhores do mundo

Foto de Steven Lelham / Unsplash

De acordo com o Ranking de Shangai, que analisa a prestação e atividade científica de mais de três centenas de cursos na área do desporto, a Faculdade do Porto surge em 43.º lugar. Com esta classificação, a instituição portuense posiciona-se entre as 20 melhores da Europa, a quarta no espaço ibero-americano, e em Portugal, conquista a primeira posição.

O Shanghai Ranking”s Global Ranking of Sport Science Schools and Departments confirma a primeira posição da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) entre as melhores escolas de desporto em Portugal.

Além da liderança nacional, a Faculdade é a única escola portuguesa a figurar entre as cem primeiras a nível mundial, posicionando-se no ranking de 2021 no 43.º lugar entre as melhores do mundo, 17.º entre as melhores da Europa e quarta entre as escolas de desporto do espaço ibero-americano.

No entanto, outras 5 universidades portuguesas podem ser encontradas neste ranking, que entre as posições 101 e 300 agrupa as instituições em grupos de 50. No grupo entre a posição 101 e 150 figuram a Universidade de Lisboa, bem como a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. No grupo entre o lugar 151 e 200 consta a Universidade de Coimbra. Finalmente, encontramos entre a posição 201 e 250 a Universidade da Beira Interior e a Universidade da Maia – ISMAI.

Este Ranking de Shaghai resulta da ponderação entre vários indicadores de performance académica e de investigação, como são os artigos científicos indexados na Web of Science, o total de citações, as citações por artigo, os artigos publicados nas publicações académicas de maior impacto e a percentagem de artigos publicados em colaboração com instituições estrangeiras.

O Shanghai Ranking’s of Sport Science Schools and Departments foi publicado pela primeira vez em 2016, avaliando atualmente mais de 300 universidades de todo o mundo com atuação na área do Desporto.

Na edição de 2021 o ranking é liderado pela universidade australiana de Deakin.