(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Finanças é um curso estereotipado na gíria estudantil como chato, aborrecido ou demasiado numérico. Enquanto estudante do segundo ano da licenciatura em Finanças Empresariais no ISCAL escrevo-te este artigo para desmistificar estes e outros mitos associados a todo este mundo financeiro.

Antes de mais, “ O que se aprende em Finanças? “ , muito resumidamente ao longo dos 3 anos de curso terás a capacidade de numa realidade teórico-pratica interpretares e resolveres problemas no meio empresarial, ficando também a conhecer o fascinante universo dos mercados financeiros, onde se inserem as ações, obrigações entre outros títulos financeiros. Aprenderás para além disto a investir o teu dinheiro e maximizar o montante proveniente desse investimento, de forma segura e eficaz.

Enquanto caloiro, uma das tuas principais perguntas é: “ que bases do secundário preciso para o curso? “ . O curso é bastante dinâmico e aborda diversas temáticas em várias cadeiras de matemática, direito, gestão e contabilidade. Deves conseguir dominar o raciocínio matemático, ter algumas noções de termos económicos e o mais importante, seres curioso e interessares-te pelo meio que te rodeia para que percebas o contexto macroeconómico que te rodeia. Pesquisa, absorve conhecimento e terás
metade do caminho feito.



Sendo este um curso muito virado para o mundo empresarial, e tal como referi antes, este é um curso que se define nestas principais vertentes: Cálculo, Contabilidade, Gestão, Direito, Matemática.

Cálculo é vital para a percepção do mundo financeiro. Vais relacionar-te com inúmeras formulas, constantes, convém que domines as regras básicas do calculo e operações matemáticas.

Contabilidade, é uma arma fulcral no meio empresarial. Ao longo do curso terás a oportunidade de dominar esta componente, aprendendo como se fazem por exemplo diários, demonstrações financeiras ou balanços. Honestamente, no inicio é difícil achar isto fixe, porem com a maturidade que o curso te oferece acabas por perceber que é realmente importante.

Ao longo dos 3 anos, vais ter diversas cadeiras de direito e gestão das empresas, para que ao acabares a licenciatura tenhas uma noção geral dos teus direitos e deveres empresariais, e possas baseado nisso fazer uma gestão ótima e eficaz do teu papel numa empresa.

Por fim, como é óbvio, a matemática estará presente em grande parte do curso. Se gostas de equações, números e variantes, estás prestes a descobrir todo um mundo novo fascinante.

Vamos às saídas profissionais. Onde se inserem no mercado de trabalho os licenciados em Finanças Empresariais? Verdade seja dita e modéstia à parte, tens uma imensidão de oportunidades e opções. Podes ser diretor financeiro, isto é gerir a parte financeira de uma sociedade, podes ser controller financeiro, cuja principal função é consolidar e organizar informações importantes, confiáveis e relevantes, executando relatórios que vão auxiliar a tomada de decisão dos vários gestores das várias áreas funcionais de uma empresa. Podes ainda trabalhar no âmbito das finanças internacionais, como por exemplo na prestigiado instituição que é o FMI (fundo monetário internacional) ou desempenhar funções enquanto auditor financeiro, uma profissão mais ligada ao direito.

Já deves ter percebido que caso gostes de Gestão, economia, matemática, calculo ou direito esta poderá ser a escolha certa para ti. Abordas todas estas áreas, dando-te uma formação completa.

Focando-nos rapidamente agora na nossa instituição , o Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, ISCAL. A nível nacional, é a faculdade mais prestigiada no âmbito da contabilidade. Fundada por Marques de Pombal com a aula de comércio, todas as licenciaturas têm o símbolo de qualidade do ISCAL no que toca ao ensino da contabilidade que tão valorizado é no mercado de trabalho. O ISCAL dispõe de várias parcerias com empresas que recrutam os nossos estudantes assim que acabam o curso, a nossa empregabilidade é de 97%.

Para além disto, o ISCAL é conhecido também pela sua viva e fugaz vida académica. Temos diversas equipas desportivas de prestigio premiadas das quais tu também podes fazer parte. Temos diversas atividades que enriquecem o teu currículo e desenvolvem as tuas soft skill, terás uma licenciatura feliz com tudo a que tens direito.

Despeço-me desejando que faças a melhor escolha possível, que seja uma escolha sensata, feliz, ponderada. E caso os nossos caminhos se voltem a cruzar, se me vires num dos corredores da nossa muy nobre instituição, não hesites em acenar.

Boa sorte, may the force be with you!

Colabora!

Este texto faz parte de uma série de textos de opinião de alunos do ensino secundário e superior sobre a sua visão do ensino e da educação.

Gostavas de publicar um texto? Colabora connosco.