Estive no curso regular de artes visuais no secundário, consegui terminar o 10º e 11º ano mas não fiz o 12º ano nesse curso. Fiz o 12º ano nos cursos EFA's no ensino noturno. Na minha experiência o curso de Artes é um curso que exige estudo, mas as disciplinas mais difíceis na minha opinião é História Cultura das Artes e Geometria Descritiva. É melhor estudarem desde o início para não se arrependerem de terem umas médias baixas no 10º e 11º ano. Em relação aos cursos EFA's que significa Educação e Formação de Adultos nesses cursos as unidades de formação ou podemos dizer "disciplinas" chamam-se CLC - cultura língua e comunicação, CP - cidadania e profissionalidade, STC - sociedade tecnologia e ciência, LEI - língua estrangeira iniciação, LEC - língua estrangeira continuação e ainda existe o PRA - portefólio reflexivo de aprendizagem. E nos cursos EFA's existe o tipos de alunos ou percursos formativos, como por exemplo, os alunos com os percursos formativos tipo A, são aqueles que fizeram o 9º ano mas não fizeram o 10º ano, tem de fazer 1100 horas mais 50 horas de PRA que dá 1150 horas, os alunos com os percursos formativos tipo B, são aqueles que fizeram o 10º ano mas não fizeram o 11º ano, tem de fazer 600 horas mais 25 horas de PRA que dá 625 horas, os alunos com os percursos formativos tipo C, são aqueles que fizeram o 11º ano mas não fizeram o 12º ano, tem de fazer 300 horas mais 15 horas de PRA que dá 315 horas. E aqueles alunos que são do tipo C têm o privilégio de não fazerem o LEI e o LEC. Os trabalhos para os cursos EFA's são normalmente fichas de trabalho e trabalhos a computador. Atualmente estou num curso EFA - técnico comercial podemos dizer que é um curso de dupla certificação, mas como tenho o 12º ano eu só vou receber a certificação profissional, como estou no primeiro ano do curso só tenho PRA como todos têm, MKT - técnicas de marketing, EPS - empresa e segurança e TCM - técnicas comerciais. Estou a gostar do curso e eu estou feliz porque não tenho de fazer as "disciplinas" como o CLC, STC, CP, LEI e LEC porque essas "disciplinas" são para quem ainda não fez o 10º, 11º e o 12º ano.
Diário do Estudante 3 - Ano lectivo 2017/2018 "O segredo é amar" - Sebastião da Gama
O universo e a vida são parte de nós que vivemos, não haverá um fim do mundo enquanto houver milhares de planetas que podem existir vida e milhares de sóis que dará vida, o amor e a esperança permanecerão para a toda a eternidade.
-
20
Há 2 anos realizaste a tua matrícula na nossa comunidade! Obrigado por estares connosco :)
-
40
O teu conteúdo no fórum recebeu uns impressionantes 1000 likes.
-
20
1,000 mensagens? Impressionante!
-
30
O teu conteúdo no fórum recebeu 500 likes.
-
10
Adicionaste 5 recursos à nossa área de apontamentos!
-
3
Adicionaste 1 recurso à nossa área de apontamentos!
-
20
As tuas mensagens já receberam 250 gostos.
-
15
O conteúdo que escreveste já mereceu 100 gostos.
-
10
Há um ano realizaste a tua matrícula na nossa comunidade! Obrigado por estares connosco :)
-
10
Já escreveste 100 mensagens! Esperemos que não tenhas deixado os estudos para isto! :P
-
10
As tuas mensagens foram gostadas 25 vezes.
-
5
30 mensagens escritas. Deves estar a gostar muito disto!
-
2
Alguém no fórum gostou de uma das tuas mensagens. Continua a postar para receberes mais!
-
1
Escreve uma mensagem para o receberes.