casodafruta
Reaction score
3,818

Posts de Perfil Atividade recente Postagens Sobre

• Boa noite.
    Terminei o 12 ano e candidatei me à faculdade, no entanto não entrei onde queria e agora estou a pensar em melhorar apenas a nota do exame de português. Não desejo subir a minha média de secundário porque é boa. Estou com dúvidas do que fazer? Para fazer exame no final do ano... Tenho de assistir às aulas? Vou como aluno externo? A nota irá interferir na minha nota de secundário?
    Obrigado
    casodafruta
    casodafruta
    Olá Emanuel,
    Tens sempre as duas modalidades a escolher - se pensas que será mais vantajoso para o ano repetires o Exame Nacional de Português sem ser como aluno externo, podes fazê-lo, mesmo sem assistir às aulas, supondo que tenhas tido aprovação na disciplina este ano. Na ficha ENES, deves assinalar o motivo para a inscrição correcto para prova de ingresso. Essa nota é que se terá em conta para cálculo de nota.
    Olá, estou a ponderar candidatar-me para contabilidade no IPCA. Como reparei que frequentas lá esse curso, será que me podes dar uma ideia do curso e o que esperar em termos de empregabilidade e prestígio do IPCA? Abraço
    casodafruta
    casodafruta
    Olá, @eam.
    Como aqui tenho pouco espaço para escrever, vou fazê-lo sucintamente (e com divisão por partes): antes de mais, o IPCA é uma óptima escolha para o curso de Contabilidade, visto que é um dos principais e pioneiros cursos da instituição - a comunidade académica é muito afável e é disposta a ajudar (claro, poderás sentir algum espírito de competição, o que é, até certo ponto, saudável).
    • Like
    Reactions: eam
    casodafruta
    casodafruta
    O curso envolve alguma Matemática, muita legislação (entre Direitos e Fiscalidade) e, claramente, a essencial parte contabilística.
    O IPCA tem, correntemente, das taxa de reprovação mais baixas no exame da OCC - talvez isso seja um bom exemplo da qualidade de ensino, embora sempre discutível.
    Mas alguma dúvida específica dispõe, aqui ou por MP! Um abraço - esperemos um futuro caloiro no Cávado!
    • Like
    Reactions: eam
    Como vai essa contagem de carneirinhos?
    casodafruta
    casodafruta
    Contei tantos que inexplicavelmente comecei a dormitar.
    Não sei qual alma caridosa decidiu abanar a minha existência, mas é garantia de que encontrava-me bastante mais satisfeito nesse mundo de sonho que é dormir acordado!
    Como a realidade é cruel, tornando-se mais dura do que dentada em pedra!
    C
    Catarina Jorge
    Resposta digna do casodafruta. Gostei.
    casodafruta
    casodafruta
    É desse combustível que preciso. Não sei como esboçar agradecimento!
    De facto já é com um misto de melancolia e saudade que sinto falta de ser casodafruta... Possivelmente porque tenho momentos de loucura: muitos diriam surtos psicóticos, mas corrijo e faço nome aos surtos fruteanos!
    Tal cara de espanto foi por ver um belo par de mamas?
    NemoExNihilo
    NemoExNihilo
    @LordKelvin, apenas o faço para lhe dar a hipótese de dizer que ninguém o está a perseguir, como Polifemo diria.

@casodafruta, estou em crer que as suas previsões serão sempre mais fiáveis do que as minhas, mas apontaria para um valor cerca de 50% mais elevado que os seus 50%...
    casodafruta
    casodafruta
    @NemoExNihilo, não vou indiscretamente entrar pelo mundo inexplorado da Matemática, que a minha aptidão será aquém do esperado para tamanho estudo... Não obstante, sei que a ciência por detrás dessa análise será eminentemente sociológica, o que me facilitaria bastante o trabalho.
    NemoExNihilo
    NemoExNihilo
    A Matemática é livre - o ser humano é que a logra aprisionar (embora falhe sempre...). Nesse sentido, todo o ser humano é capaz de a estudar, porque estudá-la é deixá-la fluir; agora, são poucos os que têm o desplante (e a eventual crueldade) de a prender...
    olá td bem? qual foi o teu método de preparação para o exame de MAT , recorreste ao livro raiz?
    casodafruta
    casodafruta
    Olá Rodrigo!
    Não fui um grande aluno a Matemática, portanto o meu testemunho deverá valer pouco ou mesmo nada: recorri a um livro de preparação de exames sim, mas da Porto Editora, para além de, obviamente, realizar os exames dos anos anteriores disponíveis no site do IAVE! Pouca disciplina tinha, vale o que vale.
    Se tivereres mais alguma questão, força!
    Ola, este ano candidatei-me ao curso de contabilidade no ipca , como vi que andas nesse curso, gostaria de que desses a tua opinião sobre o curso e a respetiva instituicao. Outra coisa, é o sítio, como é com as residências? Obrigada
    casodafruta
    casodafruta
    Olá!
    Contabilidade requer algum esforço da tua parte. É, em suma, um curso bastante completo, com bons professores (pelo meio uns mais "difíceis"). A instituição encontra-se em expansão e é moderna, e a comunidade académica é geralmente acolhedora. Quanto a residências, estavam previstas obras nesse sentido - mas existem quartos nas imediações. Se tiveres alguma questão específica, não hesites em abordar-me!
    B
    biasampaio98
    Obrigada! Sabes quando começam aulas?
    casodafruta
    casodafruta
    As aulas começam dia 12 de Setembro, mas haverá um período morto para os alunos do primeiro ano, visto que os resultados do Concurso Nacional só são revelados por essa altura.
    Num curso de Contabilidade com o objectivo de aprender a contar carneirinhos... A verdadeira revolução!
    casodafruta
    casodafruta
    Desde que tive um professor de Direito Fiscal que era sósia do meu pensamento, é uma possibilidade interessante ingressar por esse ramo! Agora imagina a perfídia e loucura ao assistir a tamanha aula, onde o assunto baseava-se em ilegalidade perante o fisco!
    Bruna Pádua
    Bruna Pádua
    melhor descrição do curso de Contabilidade que já contemplei na minha vida!
    casodafruta
    casodafruta
    Poderia ser mais cáustico e atiçar a fera dos meus ricos colegas contabilistas, mas vou tentar apaziguar o ambiente já pesado que se nutre no núcleo duro da Contabilidade.
    Obrigado pelo pseudoelogio?
    Olá estou a pensar em seguir gestão bancária e seguros, vi que estás na IPCA e gostaria que me desses a tua opinião pff
    • Like
    Reactions: Silvana Catarina
    casodafruta
    casodafruta
    Olá Regina.
    Sim, estou no IPCA - tem gente muito competente, mas certamente não gostarás de todos os professores que encontrarás (é normal). No curso de Gestão Bancária e Seguros, do pouco que sei de relatos, é manifestamente melhor do que satisfatório, partilhando cadeiras com outras áreas.
    Estou ao dispor de esclarecer alguma questão (por mensagem privada é melhor) - boa sorte!
    Passei para dar um thumbs up geral a todos os teus posts, sentido de humor invejável! Graças a ti já usei o dicionário mais vezes em uma semana do que em todos os meus curtos 18 anos de vida! Abraço! :D
    casodafruta
    casodafruta
    Afinal serve-se sempre para alguma coisa, maior! E que se ria muito por virtuosas conversas no fórum, pois esta vida é efémera para tanta choradeira de pré-caloiro...
    Quanto a dicionários, o meu é de labrego... De fácil leitura, juro! Passei umas férias a enriquecer o meu vocabulário por trauma de raspanete de professora de Português.
    Abraço forte!
    Specter
    Specter
    Enriqueceste o vocabulário e com muito sucesso. Já eu tenho de comer alguns dicionários se quero singrar no curso de direito!
    Que as nossas discussões no fórum continuem por muito tempo, quer seja em assuntos sério quer na amena cavaqueira.
    Abraço!
    casodafruta
    casodafruta
    O curso de Direito é dessas manhas, até eu tive que folhear o calhamaço para apreender certos conceitos chave do Direito (sim, existe Direito em Contabilidade), mas não é mote fulcral para vingar em tremenda área - muita fortuna, amigo!
    Basta participares, eu estarei por aqui quando a minha vida (académica) me permitir... Continuarei a chorar e a rir-me com a seriedade e parvoíce de alguns de vós.
    Bacalhau!
    Quando a Universidade faz mal à figadeira, ataca-se com boas noites de aguardente e queima de pestanas!
    • Like
    Reactions: Jorgito
    casodafruta
    casodafruta
    Só juntei leite com bagaço, em vez de café com leite... Parece-me verosímil e drasticamente mais deliciosa essa combinação do acre da uva destilada e o "doce" do leite.
    A queima de pestanas é natural, visto que me aproximo demasiado do candeeiro para estudar!
    Jorgito
    Jorgito
    Leite com bagaçeira!? Arre, ainda falas das modernices do vodka XDD
    casodafruta
    casodafruta
    São experiências mais antigas do que imagina, meu caro!
  • Loading…
  • Loading…
  • Loading…