davis
Reaction score
31,483

Matrícula
Last seen

Posts de Perfil Atividade recente Postagens Apontamentos Sobre

  • Olá, bom dia!
    Neste momento estou no 2º ano da licenciatura em Arqueologia, mas gostava de fazer uma segunda licenciatura e tenho algumas questões acerca dos exames nacionais. Como já conclui o 12º ano, terei que inscrever-me como aluna externa, certo? E independentemente da nota que tiver nos exames, será que os resultados dos exames poderão interferir na minha média interna?

    Desde já, obrigada!
    Ola Davis,

    Tenho uma pessoa amiga que já deixou de estudar ha alguns anos, era do Curso de Humanidades e do tempo que no 12º ano apenas tinham 3 disciplinas.
    Esta a pensar já no próximo ano em se candidatar para o Curso de Solicitadoria no ISCAL ou no IPBeja. Como lhe é exigido 1 exame ela quer focar-se no exame de Historia, no entanto a duvida é que existe Historia A e Historia B?
    Obrigado
    davis
    davis
    Olá, poderá fazer qualquer um dos dois exames, já que os dois correspondem à prova de ingresso de História.
    olá, boa tarde ! eu não consegui terminar o secundário e estava a pensar fazer um EFA, fico sem qualquer média de secundário, posso candidatar me a um TESP?
    davis
    davis
    Olá Matilde, sim, o curso EFA não tem nota final. E sim, podes concorrer a um CTeSP.
    Boa Tarde,quero fazer unidades curriculares isoladas no curso é mencionado que posso fazer 60 ects,é possivel fazer 30 ects no 1 ano e 30 ects no 2 ano? ou apenas posso fazer cadeiras do 1 ano caso nao ingresse
    davis
    davis
    Olá Tiago, quem define as regras de inscrição nas suas UCIs é a própria faculdade. Mas se permite fazer 60, deverá também permitir fazer apenas 30 de cada vez. Tem em atenção que só podes fazer até no limite metade dos ECTS do curso como UCIs.
    T
    TiagoSantos08
    sim o curso tem 180 ects so posso fazer 60 asssim. Tenho 22 anos,vou pedir trasnferencia de curso mas nao devo entrar.Entao tou a pensar fazer unidades isoladas e ingressar daqui a 2 anos nos maiores de 23.Se fizesse 30 no 1 ano e 30 no 2 ano era possivel depois ingressar nos maiores 23 para o 3 ano e concluir depois as que faltavam? obrigado
    davis
    davis
    Respondido na mensagem
    Boa tarde, estou no primeiro ano da faculdade e para transitar para o segundo precisava de 40 créditos dos quais consegui obter 39, tenho de me inscrever nas cadeiras por fazer do primeiro e em algumas de segundo ano. Passar para o terceiro preciso de 100, e mesmo que eu faça os 60 créditos que me deixam inscrever fico com 99, isto quer dizer que vou ter sempre um ano em atraso por causa de 1 crédito? Obrigado!
    davis
    davis
    Olá Manuel, valida que o limite é mesmo 60 ECTS nas inscrições, regra geral costuma ser mais elevado para alunos depois do primeiro ano.
    M
    manuel1212
    infelizmente sim, tentei fazer um requerimento de transição a explicar, mas foi-me negado. Acho que já não há nada a fazer
    davis
    davis
    Pois a decisão final é mesmo da direção da escola/faculdade.
    Olá! Estou com uma dúvida em relação à preferencia regional da universidade do Minho e não consigo encontrar a resposta à minha pergunta em lado nenhum. Quando lá diz que a preferencia regional é em Braga é Braga cidade ou Braga distrito? Porque eu moro em Guimarães, onde tem também polos da universidade do Minho, mas não sei até que ponto tenho preferencia regional. Obrigada ;)
    F
    FranciscoMoreira04
    Creio que a preferência regional só existe para politécnicos e, também creio que a preferência é por distrito…
    davis
    davis
    Olá, conta o distrito.
    Olá, uma sugestão para o site. Eu acho que uma opção de "polls" seria interessante, em alguns casos quando não é necessário uma responta extensa, apenas um sim ou não entre outras possibilidades, porém ainda ter uma zona de comentários caso houvesse uma opção de "outro". A ideia surgiu-me pois queria saber em média quantas pessoas vão à segunda fase dos exames e acho que seria bastante mais prático e interessante.
    davis
    davis
    Olá Ana, isso já existe no fórum. Quando crias um tópico tens em cima tens opções: "Discussão"; "Pergunta" e "Votação". A opção "votação" é exatamente o que estás a sugerir.
    Olá, tudo bem?
    Gostava de saber quais os cursos com cadeiras em comum com Enfermagem.
    Acho que não vou ter média suficiente para entrar em Enfermagem, mas como é mesmo o que eu quero mais tarde faço transferência, e gostava de saber os cursos com mais cadeiras em comum para depois ser mais fácil.
    davis
    davis
    Olá Rita, o melhor será perguntares no tópico de enfermagem aqui do fórum, já que não é bem a minha área.
    Olá, tudo bem? ;)
    Tou a estudar para os exames de bio/geo e queria saber se há alguma lista de artigos relativos aos textos que saem na parte da geologia, artigos sobre acontecimentos geologicos notáveis em Portugal (daqueles que saem todos os anos).
    Boas, eu acabei agora o 12 mas infelizmente tava em artes e quero seguir engenharia, mas não posso fazer os exames de mat A nem FQ pq não tenho bases nenhumas então estava indeciso entre um CTesP ou "ano zero" para depois fazer os exames de mat A e FQ e seguir para uma licenciatura em engenharia. Qual devo escolher?
    davis
    davis
    Olá, não é um CTeSP, nem propriamente o Ano Zero que te irão preparar para os exames nacionais. Provavelmente o melhor será apostares em explicações e apostares nessa preparação.
    Olá, em 2020 entrei numa licenciatura, mas no segundo semestre (2021) decidi desistir, deixando cadeiras por fazer e anulei matricula quase no fim. Este ano gostaria de voltar a entrar na faculdade e receber a bolsa de estudo, mas como desisti o ano passado tenho receio de não voltar a receber. Visto que de 10 cadeiras fiz 6 e completei 37ECTS continuo com direito?
    davis
    davis
    Olá Bruna, se completaste pelo menos 36 ECTS, que é o aproveitamento mínimo para não perder a bolsa, podes manter a bolsa na tua próxima matrícula, mesmo que seja noutro curso.
    D
    Olá, quero eliminar a minha conta.
    D
    Olá, gostava de eliminar a minha conta.
    Olá!
    Em 2018, deixei uma disciplina por fazer, MACS, tendo então ficado o 12º ano incompleto. Gostaria de saber se há uma possibilidade de fazer alguma equivalência para terminar, se é possível fazer algum curso durante o processo, e qual seria.
    Também se fazendo algum desses cursos, teria possibilidade de me inscrever no ensino superior, futuramente, caso eu quisesse.
    davis
    davis
    Olá, poderias fazer outra das opções bienais do teu curso via o exame nacional como externa para concluir o secundário. As outras alternativas seriam completar o secundário no ensino recorrente (ensino noturno) ou até através de um curso EFA. Em qualquer das modalidades poderás depois aceder ao ensino superior.
    G
    Goncalves_00
    E como poderei eu candidatar-me ao ensino recorrente? Está disponível em todas as escolas?
    davis
    davis
    Só há nalgumas escolas. Tens de contactar as escolas secundárias da tua área de residência e perguntar quais são as da região que dispõe dessa oferta.
    Olá! No fim deste ano pretendia pedir mudança de par instituição/curso para a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, para o curso de medicina dentária. No entanto, este ano e em oposição aos anos anteriores, a instituição determinou que o nº de vagas para este ''concurso'' é 0 (em anos anteriores costumava ser 12). Há alguma hipótese disto ainda vir a alterar? Há algo que se possa fazer?
    davis
    davis
    Olá Mariana, o melhor será pedires esclarecimentos à instituição nessa matéria. Se o edital já prevê zero vagas é pouco provável que mude. Nesse caso a alternativa é concorreres via o concurso nacional de acesso.
    Ola, estou com uma dúvida relativamente à inscrição para os exames.
    O meu cartão de cidadão caducou, e já fui pedir um novo, no entanto ele ainda não chegou, e talvez nem chegue a tempo do final da data das inscrições.
    Posso me inscrever com o antigo? não há problema?
    davis
    davis
    Olá Diana, usa o antigo para já e se for necessário depois entregas a cópia do novo na escola.
    Boa tarde, gostaria que me ajudassem a esclarecer umas dúvidas. Eu estou a pensar ir para o ensino privado pois o curso que eu quero seguir não tem no publico na zona do porto (pelo menos que eu tenha conhecimento). No privado, se a minha média for 14 e a prova de ingresso 12 conseguirei entrar? Alguém sabe dizer-me qual o melhor ensino para o curso de gestão de turismo? Iscet, Isla, Isag ou Portucalense?
    davis
    davis
    Olá, isso só a instituição te poderá responder, já que as notas dos últimos colocados das privadas não são tornadas públicas. Sobre o curso, sugiro que coloques isso num tópico do fórum para que possas recolher feedback de alunos dessas universidades.
    Olá! Estou no 12º ano e no ano passado fiz exame de geografia A mas não pedi a ficha ENES, posso pedir este ano?
    Smstfpp
    Smstfpp
    Olá, obrigado. Já agora mais um esclarecimento. Se eu este ano me inscrever nos exames de Português e História A como prova de ingresso e depois não quiser fazer 1 ou até os dois exames tenho alguma penalização? e se não fizer nenhum dos dois posso pedir à mesma a ficha Enes relativo ao exame de geografia feita o ano passado?
    davis
    davis
    Não há penalização. Sim, podes depois obter a ficha ENES.
    Smstfpp
    Smstfpp
    Obrigado
    • Like
    Reactions: davis
    Olá! Para realizar a mudança par curso instituição é necessário a ficha enes mas tenho uma questão, tenho que pedir outra ou posso utilizar a do ano passado?
    Obrigada
    davis
    davis
    Olá, no concurso de mudança de curso podes usar a tua do ano passado. Se quiseres concorrer pelo concurso nacional terás de pedir uma nova ficha ENES deste ano.
    Boa noite, espero que se encontre em boa saúde. Gostaria de perguntar se haveria a possibilidade de me disponibilizar as soluções do Manual de Economia A 11º ano da Texto e as soluções do caderno de atividades de Geografia A 11º ano da Texto justamente. Agradecida pela atenção.
    davis
    davis
    Olá Mara, a equipa do Uniarea não fornece esse tipo de recursos. Poderás tentar pedir na respetiva área do fórum.
  • Loading…
  • Loading…
  • Loading…
  • Loading…