• Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.
davis
Reaction score
28,763

Matrícula
Last seen
Visualizando o tópico Discussões político-sócio-económicas

Posts de Perfil Atividade recente Postagens Apontamentos Sobre

  • Olá! Estou no 12º ano e recentemente anulei matemática e português de forma a melhorar a minha classificação por exame. No entanto tenho uma dúvida... Imaginemos que vou a exame, tiro positiva mas não corresponde ao que eu tinha previsto. Tecnicamente fico com a disciplina feita certo? Gostaria de saber se é possível voltar a repetir o exame para melhorar a nota, mesmo já tendo positiva.
    Ariana_
    Ariana_
    Olá, Beatriz! Desculpa não ser o davis a responder-te, mas vou mandar-te mp porque excedi caracteres :>
    Olá ,tenho um amigo que tem uma duvida mas nao tens coragem de perguntar, ele esta no 12ºano de CT e ele quer anular matematicaA e fazer o exame de historia A como externo . Isso é possivel ou ele tinha de fazer o exame de Matematica A?
    davis
    davis
    Mas ele precisa do exame para concluir o secundário. A alternativa era mudar para o curso de humanidades, mas implicaria além de fazer História A fazer as 2 bienais desse curso e as disciplinas anuais do 12º ano também desse plano de estudos.
    • Like
    Reactions: Ariana_
    C
    Constança Lago
    Mas a regras do ano passado em relação as provas de ingresso não se mantém? Não podemos só fazer os exames que nos pedem como prova de ingresso?
    Ariana_
    Ariana_
    Nem no ano passado foi assim, quem anula disciplinas teve de fazer os exames ou fez a alternativa que o davis comentou.
    • Like
    Reactions: davis
    Boa tarde,
    Eu tenho uma duvida em relação a anulação de matricula e bolsas. Eu atualmente encontro-me no segundo ano da Licenciatura de Ciencias da Computação e pretendo anular a minha matricula. Se este ano me candidatar a outro curso pela candidatura normal ao ensino superior perco a possibilidade de concorrer à bolsa da dges?
    Ariana_
    Ariana_
    Respondi-te por mp, desculpa não ser o davis!
    • Like
    Reactions: davis
    davis
    davis
    Boa tarde,
    Peço desculpa o incômodo mas eu não estou a conseguir aceder a nenhum recurso... eu carrego mas depois só aparece o título sem nenhum recurso, será que me poderia dizer o que tenho de fazer para ter acesso aos recuros por favor?
    Obrigada e continuação de uma boa tarde.
    davis
    davis
    Olá, tens de carregar no botão azul de download que aparece no canto superior direito. Podes confirmar se te aparece?
    A
    Anon1mo
    Olá,
    Já apareceu, mas em alguns recursos não aparece nada.
    Obrigada
    • Like
    Reactions: davis
    davis
    davis
    Como por exemplo? Podes colocar aqui os que não aparece?
    ola! eu tenho uma duvida ,se eu chumbar no 11 ano estando em ciencias e tecnologias posso refazer o 11 ano em ciencias economicas?
    davis
    davis
    Olá Constança, sim, poderias mudar de curso do secundário, mas começarias no 10º nas disciplinas que não fossem comuns entre os 2 cursos, nomeadamente as bienais.
    C
    Constança Lago
    e nao há nenhuma forma de eu conseguir fazer as bienais que nao sao comuns logo no 11ano(como se ja as tivesse feitas)e nao ter de voltar ao 10 so pra fazer essas duas disciplinas?
    davis
    davis
    Sim, indo como externa aos respectivos exames nacionais.
    Boa noite, Davis.
    Tenho uma dúvida. Estou a fazer licenciatura em sociologia pós laboral e, sou trabalhadora estudante. Preciso de fazer exame de recurso para a unidade curricular de Sociologia Fundamentos, mas, não estou a conseguir inscrever-me para exame. A minha questão é saber se só posso fazer exame apenas em época de trabalhador estudante. Estou com dificuldades em obter informação. Obrigada e bom ano!
    davis
    davis
    Olá Sandra, esse tipo de procedimentos são definidos por cada instituição, pelo que terá de validar essa informação junto da instituição em causa. Sugiro que tente contactar os serviços académicos amanhã.
    Boa noite! Não sei se este será o sítio correto para perguntar... mas se fosse possível responder a este post ficaria agradecida! Completei 3 anos de curso em medicina e gostaria de saber se existe alguma saída profissional para esta “licenciatura”. Já ouvi falar que poderia ser professora de biologia. Não sei se daria para enveredar pelo ramo da enfermagem ou até mesmo algum mestrado.
    Obrigada
    davis
    davis
    Olá Isabel, ficas com uma licenciatura na área da saúde sem qualquer especialização. Para ser professora terias de fazer um mestrado na área de ensino. Poderias seguir para mestrado noutra área, sim.
    Davis, no outro dia disse me que para alunos que já tivessem um curso do ensino secundário feito e realizassem outro pelo recorrente a nota de candidatura no ano letivo anterior foi 100% as notas das Pi.
    No entanto, uma rapariga publicou aqui no site a dizer que era mentira e q a nota interna nesse ano tinha sido calculada com as notas obtidas no recorrente .
    Pode me esclarecer.
    Obg
    Margarida Crispim
    Margarida Crispim
    obrigada !! amanhã irei contactar e depois informo-vos.
    mais uma dúvida, caso faça o tal curso no recorrente nunca fico impedida de utilizar as notas do meu primeiro ensino secundário como notas internas, certo?
    davis
    davis
    Certo, um não anula o outro, dado que estás a fazer um 2º curso do secundário.
    Margarida Crispim
    Margarida Crispim
    obrigada!
    • Like
    Reactions: davis
    Olá Davis!
    Como falei com a moderadora
    Ariana_
    ela remeteu-me a ti, com o intuito de criar no separador dos apontamentos uma secção de Física A, disciplina essa integrante do programa de 12ªAno
    Tudo de bom e obrigado pela atenção
    J
    JoséRodrigues
    Já agora, também seria útil separar as atuais secções por anos
    Exemplo: Biologia e Geologia 10º, 11º, 12º
    Português A 10º, 11º, 12º
    D
    Olá Davis, dá para apagar esta conta? Tenho outra conta.
    davis
    davis
    Olá, sim, claro. Vou apagar então.
    Bom dia,
    Tenho uma questão relacionada com as matrículas na faculdade..
    Já me tinha inscrito e anulado no ano passado, e este ano entrei por reingresso.
    Surge que vou ter que anular novamente.. a dúvida é se seria aceite no reingresso uma segunda vez no próximo ano por exemplo? Sendo que aquilo vai a júri, etc.. não será que há a possibilidade de não ser aceite tendo em conta o meu historial?
    P
    pinksky
    Qual será a melhor opção, anular novamente ou pagar as propinas na totalidade do ano inteiro e manter-me no curso sem frequentar as aulas?
    davis
    davis
    Olá, sim, poderias voltar a entrar por reingresso. Não vejo porque é que não haveria de ser aceite, mas podes esclarecer junto da faculdade em causa.
    já agora aconselhas a refazer os exames nacionais para aumentar as chances?
    davis
    davis
    Olá, se os exames contam pode ser uma forma de teres uma nota de seriação mais elevada, sim.
    Ola! Bem tenho uma duvida sobre a mudança de curso. Eu fiquei colocada, contudo foi num curso que não gosto. Não me conseguia ver a passar um ano letivo a aprender sobre um assunto que não me desperta tanto interesse., por isso congelei a matricula. Para o ano irei me candidatar a mudança de par/curso, qual será a probabilidade de ficar colocada uma vez que sou ex-aluna ?
    (já agora matriculei-me na FLUP)
    N
    naoseisovouusaristo
    @davis normalmente existem 3/4 vagas, as notas são as dos exames nacionais 16, com média de 15,3. Não fiz nenhum ECT porque congelei a matricula um mês após o início do ano letivo. Esperava que a mudança de curso me proporciona-se a entrada no curso de sonho. O que achas?
    davis
    davis
    Henrique Barbieri , sim, podes. Tens é de ver os critérios da instituição para perceber de que forma isso irá afetar.
    davis
    davis
    naoseisovouusaristo, dependerá do número de vagas que a instituição tiver e do número de candidatos, não há como adivinhar. Podes tentar ver junto da instituição quantas pessoas concorreram em anos anteriores.
    olá! eu tou no 11 ano em ciencias e tecnologias ,mas sinto que estou no curso errado onde eu queria estar era em ciencias socioeconomicas ,eu posso anular as disicplinas de fq e bg e fazer exame a economia A historia b como externa?
    se eu passar nesses exames eu posso me matricular no curso de economia no 12 ano?
    e se eu anular fq e bg terei de repetir o ano?
    davis
    davis
    Olá Constança, podes, sim. E, sim, poderias matricular no 12º ano em socioeconomicas. Mesmo que não fizesses as tais 2 disciplinas de socioeconomicas, só chumbas de ano se ficares com mais de 2 negativas.
    Olá, boa noite. Eu não consegui entrar em nenhuma fase de candidaturas e gostaria de saber se existe mais alguma maneira/concurso de eu entrar este ano. E gostaria de saber também como funcionam as entradas no 2º semestre? Obrigada
    davis
    davis
    Olá! Já não há mais concursos de acesso, eventualmente apenas os do ensino privado. As entradas no 2º semestre apenas existem em enfermagem e a candidatura também era feita nestas fases que já passaram.
    Olá outra vez Davis.
    Na folha de inscrição aos exames, posso me candidatar a fazer um exame de melhoria de nota e esse mesmo exame usa-lo como prova de ingresso?
    davis
    davis
    Olá Gabriel, sim.
    Gabriel1906_
    Gabriel1906_
    Eu pretendo fazer exame de ingles este ano. Queria usa-lo como melhoria de nota e ao mesmo tempo usa-lo como prova de ingresso. É possivel entao?
    davis
    davis
    Olá, havendo melhorias este ano com os exames, sim.
    Olá Davis, tudo bem?
    Eu este ano concorri mas nao consegui entrar. Vou me candidatar pra assistir as aulas e melhorar a nota do Exame de História e Portugues para ingressar ano que vem.
    Se eu nao conseguir, posso sempre me candidatar aos 23 pelo regime especial para M23?
    Obrigado
    davis
    davis
    Olá Gabriel, se cumpres os requisitos para concorrer via maiores de 23, sim. Tem em atenção que os exames do regime para maiores de 23 ocorrem tipicamente antes dos exames nacionais.
    Gabriel1906_
    Gabriel1906_
    Pois ai que esta uma coisa que eu nao entendi.
    Diz que quem tem o ensino secundário concluído nao pode se candidatar pr este meio..
    davis
    davis
    Segundo o regulamento geral, podes, sim. Tens é de ver se o regulamento específico da instituição em causa limita isso. Cada uma tem a liberdade de impor limitações.
    Bom dia. Tenho uma dúvida. Fiquei colocado numa universidade, no entanto não é aquela que pretendia. Gostaria de saber se posso congelar a matrícula e para o próximo ano pedir transferência para a universidade que desejo. E é necessário pagar as propinas e a inscrição este ano? Obrigado. 😊
    davis
    davis
    Olá Emanuel, sim, mas tens de ver as condições junto da instituição em causa. A inscrição tens sempre de pagar, as propinas dependerá do que a instituição tem definido.
    Boa noite,
    Entrei na 3ª opção da candidatura da 2ª fase, não sei se devo fazer a matricula e tentar no fim do ano pedir transferência interna para o curso que pretendo realmente.
    Se me inscrever nesse curso, será que posso pedir transferência e em simultâneo voltar a fazer os exames nacionais, para melhorar a média e voltar a concorrer ao curso que pretendo?
    davis
    davis
    Olá, sim, podes repetir os exames e concorrer das duas formas paralelamente no próximo ano.
    • Like
    Reactions: J.Rib
  • Loading…
  • Loading…
  • Loading…
  • Loading…