Recent Content by Guilherme Martins

1. G

Informações de alguns Exames Nacionais 2018-2019

Vai ser tema de avaliação, pois se fores ver na versão PAFC das AE do 10º ano esses temas estão indicados. Aconselho-te a leres com bastante atenção todos os tópicos de matéria nos dois pdf's para o exame. 1547325572 Se fores aos teus manuais de BG, encontrarás páginas com o título...
  2. G

Há um ano atrás, foi desenvolvido um projeto chamado Aprendizagens Essenciais / AE, também chamado PAFC (projeto de autonomia e flexibilidade curricular), só para algumas escolas que quiseram participar, onde eram selecionadas as matérias mais imporatnates para serem lecionadas em salas de aula...
  3. G

Eu queria na verdade saber se deram alguma situação-problema quando iniciaram o 10º ano (falei no caso do 11º ano, pois é aquela que me está a dar mais dúvidas)?
  4. G

Mas essa atividade é pertinente segundo as AE, pois o estudo dos meteoritos (não permenorizado) e de como o seu impacto provocou a extinção em massa de seres vivos, como a dos dinossaurios, é relevante principalmente para a construção da escala do tempo geológico e para o estudo da teoria...
  5. G

Eu só estou a falar das informações que o IAVE publicou no despacho deste ano, pelo que eu acredito que elas se concretizarão nos exames bienais deste ano letivo.
  6. G

No ponto 2, referente aos exames nacioais para as diciplinas bienais (ex: Biologia e Geologia), é referido que já para o ano de 2018/2019 a eleboração das provas terá como referencial as matérias comuns aos documentos curriculares em vigor (neste caso, as Metas Curriculares) e as novas...
  7. G

Não tenho 100% certeza (pois o IAVE é uma caixinha de surpresas), mas se nas aprendizagens essencias não existem tópicos referentes aos planetas e se há confirmações de que é nisso que os exames deste ano se vão basear, então não acho necessário estudar o tema II de Geologia do 10º ano na sua...
  8. G

As aprendizagens essenciais dizem que, mesmo com a mudança dos programas, não devem ser feitos novos manuais e que se deve continuar com os manuais que usamos (sem fazer modificações, já que as aprendizagens essenciais só retiram matérias). O tema 4 de biologia do 10º ano foi retirado, mas agora...
  9. G

Já não sai. E parace que o Tema 4 (sistema nervoso e hormonas) de Biologia do 10º ano teve algumas modificações.
  10. G

As aprendizagens essenciais têm como objetivo reduzir a extensividade dos Programas e Metas Curriculares, selcionando os temas mais importantes de cada uma das disciplinas. Podem ser consultadas aqui: Aprendizagens Essenciais - Ensino Secundário | Direção-Geral da Educação
  11. G

Informações Prova - 2018

Apesar das informações ainda não terem saído, foi lançado em despacho do IAVE no qual há algumas informações acerca dos exames nacionais de 2018-2019. Podes consultar a minha análise da informação aqui: Informações de alguns Exames Nacionais 2018-2019
  12. G

Foram publicados no site do IAVE orientações para os exames dos anos letivos 2018-2019 e 2019-2020. http://iave.pt/images/FicheirosPDF/Documentos_IAVE_-_Legislacao_e_Despachos/Legislacao_e_afins/Carta_de_solicitação_ao_IAVE_Aval_Alunos_2018_2019_e_2019_2020.pdf Para o ano letivo 2018-2019...