Recent Content by Marco Esperança

• Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.
  1. Marco Esperança

Notas de Exame Nacionais 2ª fase

Estranho, neste caso devo ter confundido com, por exemplo, um aluno vai com 16 a Matemática A, desce para 15 com a nota do exame da primeira fase, recupera a nota na segunda fase, contudo, só vai poder concorrer com 16 como CFD de Matemática A no ano seguinte, certo?
  2. Marco Esperança

Eng. Informática sem bases de matemática...?!

Tiveram explicações e também acho que é mais benéfico porque vais direto à matéria que estás a dar e não gastas tempo com conteúdos que apenas são lecionados no secundário. Parece-me ser uma licenciatura mais acessível, mas tens de ter em conta que não é tão abrangente como engenharia...
  3. Marco Esperança

Matemática/ Prova

Não, tens de realizar um desses dois exames.
  4. Marco Esperança

Desde que ainda esteja dentro da validade dos exames nacionais que são de dois anos, podes usar.
  5. Marco Esperança

As notas da 2ª fase foram aceites para concorrer na 1ª fase apenas para casos excecionais, como, por exemplo, alunos que estiveram em isolamento ptofilático e não poderam realizar o exame na 1ª fase. De qualquer forma, no ano a seguir ao teres realizado os exames, podes usar os exames da 2ª...
  6. Marco Esperança

Quero desistir

Olá! Procurar aquilo que gostamos de fazer nem sempre é uma tarefa fácil e rápida de se concretizar, pelo que entendo perfeitamente aquilo que estás a descrever. Se tiveste uma primeira experiência num curso que não foi positiva e, infelizmente, ainda não te encontras feliz com o curso que tens...
  7. Marco Esperança

Eng. Informática sem bases de matemática...?!

Olá! Acrescentando aquilo ao que já disseram, das cadeiras que mencionaste, álgebra linear explora conceitos novos que não são abordados no secundário como matrizes, por exemplo (aplicando-se bastante em computação gráfica como o @Wraak referiu). Matemática Discreta estuda alguns tópicos de...
  8. Marco Esperança

Fazer 2ª licenciatura em Medicina Veterinária - vale a pena?

Nunca é tarde demais para fazer aquilo que mais gostamos. Falando do meu curso, que é Engenharia Informática, conheço vários casos de pessoas mais velhas que decidiram aventurar-se e agora tem muito sucesso no mercado de trabalho, uma vez que já detinham outro tipo de experiências que uma...
  9. Marco Esperança

Matemática (Ensino Superior): Dúvidas, Apontamentos e Exercícios

@Alfa consegues ajudar-me com estes exercícios de Sistemas Dinâmicos? No 1.1 tenho dúvidas em como apresentar o diagrama espaço-tempo da dinâmica. Neste exercício 4 tenho dúvidas no 4.2.
  10. Marco Esperança

Mestrado em Nutrição Clínica

Sim, é possível.
  11. Marco Esperança

Felicitações de aniversário

Parabéns @Marco L.!! 🎂🥳
  12. Marco Esperança

Física e Química A - Dúvidas e apontamentos

Em física, a velocidade é uma grandeza vetorial pelo que se a direção está a variar em cada ponto tangente à trajetória nunca vai ser constante. Estás a confundir velocidade com um dos parâmetros da grandeza vetorial: módulo da velocidade.
  13. Marco Esperança

Física e Química A - Dúvidas e apontamentos

O deslocamento trata-se de uma grandeza vetorial uma vez que possui, uma direção, um sentido e uma norma (valor da componente escalar do deslocamento). Considerando um movimento horizontal no sentido de esquerda para a direita, o valor do deslocamento vai ser igual à componente escalar do...
  14. Marco Esperança

Engenharia Informática

Olá! É perfeitamente normal sentires-te perdida no "mundo" da programação. É uma área que praticamente não é abordada nas escolas, por isso, custa um bocado mais a adaptar. Pessoalmente, prefiro aprender por tutorais de Youtube, mas também tens bons sites como o Code Academy (versão Java) para o...