Recent Content by Maria Alves02

1. M

Gramática para o exame de Português (639)

Olá, como referiste é importante saber tudo, no entanto, ao realizares os exames dos anos anteriores (é uma excelente forma de revisão e de estudo) certamente encontrarás matérias que acabam por ser "certas", nomeadamente, orações, funções sintáticas e recursos expressivos! Espero ter ajudado...
  2. M

Matrícula fduc

Olá! Quanto à realização da matrícula, só é feita depois das colocações, irás receber um email com essa informação (nomeadamente com os dias próprios para a realização da matrícula conforme a inicial do teu nome). O site que falas é o site próprio da uc, onde tens as indicações para pagar as...
  3. M

Ajuda

Caso as provas de ingresso não sejam cumulativas só se terá em atenção o exame em que obtiveste melhor nota (isto é feito automaticamente, não precisas de fazer nada).
  4. M

Solidão na universidade

Olá, espero que se encontrem bem! Tal como descrito neste tópico, identifico-me como sendo uma pessoa tímida e insegura, o que não facilita na interação com outras pessoas e novas amizades. Ao início foi um pouco complicado, mas penso que aprendi que todos estes medos e inseguranças podem ser...
  5. M

overthinking com a chegada da universidade

Olá Joana, é completamente compreensível todos os receios que referiste e não estás sozinha! Ir para a faculdade pode parecer um pouco assustador ao início, especialmente para os estudantes deslocados mas deixa-me tranquilizar-te porque há e haverá imensa gente na mesma situação, tal como eu...
  6. M

Ajuda sobre o curso de Direito

Olá, estou no 2º ano em Direito e percebo perfeitamente os teus anseios e questões por isso se precisares de alguma ajuda, não hesites em mandar mensagem! :)
  7. M

Exames nacionais

Olá! Sim, poderás usar um exame de 11º ano como prova de ingresso para o ensino superior desde que o exame em causa constitua prova de ingresso para o curso que pensas escolher. Espero ter te esclarecido! ☺️
  8. M

Como ter um bom resultado do exame nacional de português

Olá! Tendo em conta as dificuldades que referiste penso que uma boa opção seria treinares por exames dos anos anteriores de forma a organizares e estruturares melhor as resposta, caso tenhas essas hipótese aconselho-te também a pedires a um professor ou alguém que te possa ajudar a rever a tua...
  9. M

Não consegue entrar no Ensino Superior

Olá, tal como o @Randrade tenho dislexia e frequento normalmente o ensino superior assim como o meu percurso escolar foi o dito "regular". Penso que se a tua amiga fez um percurso escolar normal terá direito a inscrever-se nos exames nacionais, com as regalias que um disléxico tem que serão o...
  10. M

Não tenho média para entrar na faculdade que quero, o que faço ?

Olá, para anulares a disciplina deverás fazê-lo antes de realizares o exame :) Penso que podes anular a disciplina em causa até à penúltima semana de aulas e realizar o exame de forma "autoproposta".
  11. M

História, Geografia Exams

Hey, fiz tanto o exame de História A como o exame de Geografia A e aconselho vivamente os livros da Porto Editora (uma vez que tens a matéria essencial no mesmo livro bem como exames que acho importantes para que possas treinar, visto que a estrutura dos exames é semelhante). Como já referiram...
  12. M

Saúde mental - Um pequeno "refúgio"

☺A criação deste tópico parece me super importante, os meus parabéns pela iniciativa! As coisas podem não estar fáceis mas certamente vão melhorar 🌈
  13. M

Caloiros Direito FDUC 2021/2022

Olá, mandei mensagem privada ☺️
  14. M

Exame Nacional de Português 639 2021

Olá, além do que já foi dito penso que ajuda bastante a resolução de exercícios de exame como forma de treinar a escrita e a estrutura das respostas. Qualquer coisa, terei todo o gosto em ajudar! ☺️
  15. M

Línguas e Humanidades

Olá Viviana, eu tive geografia A no secundário e apesar de não ser uma das minhas disciplinas preferidas, não é difícil, no início do primeiro período darás a população (taxa de natalidade, mortalidade,...), algo que provavelmente já deste no ensino básico e irás aprofundar. Terás obviamente uma...