Recent Content by Rui F.

1. Rui F.

Já acabei o secundário. Como melhorar a média?

Ok, obrigado!
  2. Rui F.

Já acabei o secundário. Como melhorar a média?

Boas! Podem-me só esclarecer uma dúvida, por favor? Pelo que escreveram anteriormente fiquei sem perceber, os exames das duas disciplinas bienais são do próprio curso ou são de qualquer curso? Obrigado.
  3. Rui F.

Preparação para o Exame Final de Português 12

Ok, obrigado pela ajuda :)
  4. Rui F.

Quando dizes características das obras referes-te ao quê em concreto? Eu dei uma vista de olhos pelos exames e não consigo entender bem como funciona o grupo 1. Nós temos de saber tudo das obras ao pormenor (parece tanta coisa...) ou não é necessário saber tanto assim? Afinal, como é que vou...
  5. Rui F.

Ok :) Obrigado :) 1574457387 Já agora, usaste algum livro de preparação para exame ou recomendas o de alguma editora para o exame de portugues?
  6. Rui F.

Obrigado :) Só mais uma pergunta. No meu tempo, na composição do exame, não aparecia uma coisa que agora aparece e que ainda não consegui perceber o que é. Podias explicar-me o que pretendem com: "– utilize um discurso valorativo (juízo de valor explícito ou implícito)".
  7. Rui F.

Obrigado :) Mas fiquei com uma dúvida, eles nesse texto não põe, por exemplo, "na minha opinião" na introdução nem na conclusão. Como é um texto de opinião, não é suposto pormos isso?
  8. Rui F.

Olá, obrigado pela resposta. Eu ainda estou um pouco confuso com isto. Será que me podias dar um exemplo pf? É que não consigo encontrar um exemplo em lado nenhum e se tivesse um exemplo seria mais fácil de perceber para mim.
  9. Rui F.

Boa noite. Eu vou como externo a exame e precisava de saber como é que se estrutura a composição do grupo 3? Será que alguém me pode ajudar? Obrigado!
  10. Rui F.

Português - dúvidas e apontamentos

Mas ai só tem os exs de exame, não é?
  11. Rui F.

Adaptação ao Secundário - Curso de Ciências e Tecnologia

Olá, podias-me dizer s sites que usaste para treinar a interpretação? Obrigado.
  12. Rui F.

Obrigado :) Já estou a entender um pouco a ideia, apesar de ainda ter dificuldade em distinguir. Já agora, sabes-me dizer algum site onde eu possa treinar exercicios de interpretação das obras com soluções? Obrigado.
  13. Rui F.

Não consigo entender bem o porquê, pois a segundo frase sem "a Beja" acaba por ter sentido. O meu livro tem outro exemplo: 1) Tu assististe ao final do jogo. 2) Eles saíram no final do jogo. Não percebo porque é que a primeira é complemento e a segunda modificador.
  14. Rui F.

Obrigado pela resposta, mas continuo sem entender o porquê da primeira frase ser modificador, mas obrigado na mesma :)
  15. Rui F.

Obrigado pela resposta, mas será que me podias explicar algum truque para distinguir? É que em algumas frases torna-se difícil. Por exemplo, eu num livro de português vi, no mesmo exercício, duas frases e não consigo perceber porque é que na primeira a parte a negrito é modificador e na segunda...