David Paulos

Preparação para o Exame Nacional - Orientações para o Estudo Individual 2018-06-12

Tens de fazer login para fazer o Download
Autor
David Paulos
Downloads
3,004
Visitas
5,745
First release
Last update
Rating
5.00 star(s) 6 ratings

Últimas revisões

Obrigada!
Obrigada!!
David, o que é que na tua opinião achas que deve sair?
David Paulos
David Paulos
Eu vou dar-te a minha opinião sincera e estratégica, pondo-me no lugar deles:
- Primeiro que tudo, acho que vai sair O Ano da Morte de Ricardo Reis. Porquê? Porque é novo no programa, e acho que, pelo menos se fosse eu, como sendo uma obra que está a ser testada fazia sentido avaliarem-na para saber como é que está a ser a recetividade da mesma.
- Por outro lado, a Mensagem saiu pela ultima vez em 2015 na segunda fase.
- Se a tradição se mantiver e o primeiro texto for de matéria de 11º ano, então acho que pode sair um Cesário Verde, com a deambulação pela cidade se sair AMRR, ou Frei Luis de Sousa e o parte do Sebastianismo para a Mensagem. Mas os mais já não sabem há muito tempo tbm
-Se não retalhes lusíadas ou lírica camoniana, se romperem com a tradição
espero ter ajudado, mas como deves de calcular eu tbm estou muito a toa... com esse gajos do IAVE nunca se sabe o que lhes passa pela cabeça
Ótimo documento para auxiliar o estudo mas tenho uma questão. as cruzes á frente das obras e dos autores é o que tu pensas que saí ou não saí. obrigada e bons estudos ;)
David Paulos
David Paulos
Está no ficheiro a explicação, mas eu digo-te resumidamente:
O IAVE lançou informação a dizer que neste ano o exame vai ter por base o programa novo, mas que se vai "privilegiar" os conteúdos em comum entre o programa novo e o antigo, ou seja conteúdos que não são comuns supostamente não sabem. Mas as professoras de português da nossa escola todas nos disseram para darmos umas vistas de olhos nos outros, pois em anos anteriores sairam textos que nem era dados, baseando-se as respostas na análise do mesmo (caracterização de personagem, recursos estilísticos, etc...), e que poderia sair conteúdos só do nosso programa, e as perguntas seriam apenas sobre os exemplos acima e mais alguns outros parecidos.
Está muito bom, mas acredito que as obras de José Saramago possam sair de forma opcional!
David Paulos
David Paulos
eu tbm! se é que as vão por no exame
Obrigado pelo ficheiro!
David Paulos
David Paulos
de nada!