MarianaSofiacb

Prova Modelo Biologia e Geologia 2020-07-10

Tens de fazer login para fazer o Download
Esta tem a estrutura e cotações que vão constar no exame de 2020!
Não fui eu que fiz a prova e podem existir erros nos critérios, se verificarem algum avisem.

No grupo I Pergunta 4 está nos critérios que o granito é uma rocha melanocrata, mas eu penso que é leucocrata.
No grupo I Pergunta 2 está nos critérios que é a A, mas eu penso que é a C, já que na classificação dos seres quanto à fonte de carbono, estes dividem-se em autotróficos e heterotróficos, e quanto à fonte de energia, podem dividir-se em quimotróficos e fototróficos.
Autor
MarianaSofiacb
Downloads
993
Visitas
3,545
First release
Last update
Rating
5.00 star(s) 4 ratings

Últimas revisões

Olá Mariana!
Quero agradecer pela partilha da ficha com a estrutura do exame deste ano.

Eu acho que o critério do exercício 2 do grupo I está mal. Os fungos não são seres quimiotróficos, mas sim seres heterotróficos (por absorção).

Sendo assim, na minha opinião, a resposta correta é a C e não a A.
MarianaSofiacb
MarianaSofiacb
Olá! Acho que tens razão, normalmente na classificação dos seres quanto à fonte de carbono, estes dividem-se em autotróficos e heterotróficos, e quanto à fonte de energia, podem dividir-se em quimotróficos e fototróficos! Assim, também acho que é a C. Obrigada!
a pergunta 12 d grupo I- NA OPÇAO D- diz que Rocha carbonosa biogénica é a lignite. Está correto? não é o calcário recifal?
MarianaSofiacb
MarianaSofiacb
Eu acho que está correto porque a lignite é um tipo de carvão, e os carvões são rochas biogénicas carbonosas. O calcário recifal é uma rocha carbonatada, acho que a tua dúvida foi confundires carbonosa com carbonatada.
Penso que nos critérios, existem alguns erros, as respostas corretas são:
pergunta 4- granito rochas leucocratas e textura fanerítica
pergunta 6 - oxidada, com produtos de ELEVADA energia potencial (ATP)
Pergunta 15.5 - sangue pobre em O2 , por mecanismo contracorrente

É uma prova acessível, esperamos que assim seja este ano. obrigada :)
MarianaSofiacb
MarianaSofiacb
Já mencionei o erro da 4 na descrição :) quanto à pergunta 6 acho que está correta porque na fermentação por exemplo, os produtos obtidos, por não serem completamente metabolizados como acontece na respiração aeróbia, ainda possuem elevada energia potencial. Tal não acontece na respiração aeróbia porque se dá a degradação completa da molécula de glicose, e formam-se produtos muito simples, com baixa energia potencial. A 15.5 também penso que esteja correta, já que tem que ser com o sangue arterial, porque se fosse com o sangue venoso, haveria um momento em que as concentrações de oxigénio se igualavam na agua e no sangue e já não ocorreriam trocas entre eles.
olá dos erros dos critérios acho que há um na pergunta 4 do grupo I. já que o granito é uma rocha leucocrata
MarianaSofiacb
MarianaSofiacb
Sim, já mencionei esse erro na descrição :)