Resultados da pesquisa

1. Luís_Sousa

Lista de Candidatos a Engenharias - 2020/2021

Luís, 181.5, Engenharia Física, FCUP
  2. Luís_Sousa

Quão grande será o aumento da média em engenharias?

Também estou preocupado com isto, não penso que subam muito. Sao cursos em que as médias de entrada ja rondam os 17 ou 18, mas é esperar. Candidatei-me a engenharia física na FCUP com média de candidatura de 181,5 e a média de candidatura do ano passado foi de 178,6. Penso que consiga entrar mas...
  3. Luís_Sousa

Engenharia Física

Olá a todos! Desde o 11º ano tive em mente o curso de engenharia física no porto ou no minho. No entanto como no 12º tive aplicações informáticas e gostei muito de programação comecei a considerar a hipótese de ir para engenharia informática. Estou confuso em qual caminho devo perseguir, será...
  4. Luís_Sousa

Bolsa de Estudo - Dúvidas gerais

Olá a todos! O preenchimento da candidatura à bolsa dges só é feito após a candidatura ao ensino superior. Sei que é preciso muita papelada e gostaria de ir já preparando tudo. Alguém me sabe todos os documentos necessários?
  5. Luís_Sousa

Engenharia Informática (e computação): FEUP (reconhecimento) vs UA (propinas pagas)

A estrutura de python parecem simples frases em inglês xD, não é complicada de aprender, tens é diversas funcionalidades o que pode tornar confuso
  6. Luís_Sousa

Exame Física e Química A 715 2020

Como correu o exame pessoal? Sou aluno de 12º(tive física no 12º) e achei o exame mais fácil relativamente ao ano passado, embora compreendo que grande parte do pessoal o achasse difícil por apresentar uma situação vinda do nada em que é preciso ser desenvolvida na hora e que muito estudo quase...
  7. Luís_Sousa

Física e Química A - Dúvidas e apontamentos

Muito obrigado, em relação à 1 era mesmo ter lido bem a pergunta... sempre foi o meu erro, penso que estou a ficar sem tempo ao ler tudo e às vezes nem registo o que li...
  8. Luís_Sousa

Obrigado... eu vi os eletrões do grupo amina mas não vi dos grupos hidroxilo 1594061080 Também não estou a conseguir compreender estes dois exercícios... No 1, o aumento da pressão implica pelo principio de le chatlier a diminuição dessa, portanto a reação dar-se-à de modo a reduzir o numero de...
  9. Luís_Sousa

como posso contar os eletrões não ligantes nesta estrutura química?
  10. Luís_Sousa

Acho que não porque isso está relacionado com o lançamento horizontal. Mas a meu ver a opção certa seria a C pois, no gráfico C devido a sua curvatura, observas que a velocidade não é constante o que de facto acontence no movimento horizontal, pois a força atua no corpo na vertical fazendo assim...
  11. Luís_Sousa

Penso que a resposta certa seja a alínea C). Se reparares no gráfico observas que o periodo da linha a tracejado é metade do da linha normal. Ora a velocidade angular é v=2pi/T, logo T=2pi/v. Se passares a teres 2v ficas com T=2pi/v * 1/2 , estás a dividir o periodo por 2. Ora como o a...
  12. Luís_Sousa

Quão difícil são Matemática A e Economia A?

Só posso falar relativamente a matemática A. No 9º ano também tinha 5 mas não era aluno de muitos estudos. Fui para CT e o primeiro teste foi a desgraça (8,9 se não me engano). Foi aí que me apercebi que se calhar devia começar a estudar e acabei o ano com 18. É uma questão de fazeres os...
  13. Luís_Sousa

(urgente) Calculadora gráfica p exame!

Olá, eu uso a Ti-Nspire Cx, é muito simples de se usar e aprendes fácilmente. Creio que no exame de FQ precises de a colocar em modo exame (há tutoriais no youtube) e para o de matemática não precisas, podes até meter lá as formulas todas e os textos que costumam aparecer para escrever em exame...
  14. Luís_Sousa

Aplicações informáticas ou física

Eu fui para física e aplicações, acho que o programa de aplicaçoes depende muito da escola ou professor. Tive colegas que aprenderam a linguagem C e C# noutra escola, e eu só aprendi as bases de C++. No entanto para quem gostasse de programação o meu professor dava trabalhos mais dificeis. Se...
  15. Luís_Sousa

Que disciplinas opcionais escolher no 12º ano de Ciências e Tecnologias?

Estava na mesma situação quando me encontrava no 11º. Mas decidi que queria experimentar aplicações informáticas e felizmente abriu turma de física/aplicações na minha escola. Os conteudos abordados em física acho que servirão como um "preview" bem pequeno do que vais estudar na universidade mas...
  16. Luís_Sousa

Matemática A - Dúvidas e Exercícios

Exatamente, trocaste f(x) por 2x+1, mas em exame eles contam isto como um passo válido ou temos de explicar?, seja como for acho que é sempre melhor explicar todos os passos em exame xD
  17. Luís_Sousa

Matemática A - Dúvidas e Exercícios

Pessoal, tenho uma dúvida relativamente a limites. Quando por exemplo nos dizem que uma função f(x) tem uma assíntota oblíqua quando x tende para +infinto e dão a sua equação, e depois pedem-nos no meio de outro limite qualquer (exemplo lim(x->+inf) de [f(x)/x +2 + f(x)] ), neste caso como...
  18. Luís_Sousa

Estou a rever a matéria de circuitos elétricos e estou com uma dúvida relativamente ao conceito de potência util e dissipada. A potência do gerador é a soma da potência util mais a dissipada. A dissipada poderá ser a que é perdida em forma de calor devido à resistência interna do gerador, a util...
  19. Luís_Sousa

Pessoal, sobre o exame há alguma matéria que não vai ser lecionada em relação a ano passado devido ao covid-19? Ou vão fazer o exame com escolha entre exercícios?
  20. Luís_Sousa

Encontrei aqui o livro digitalizado, parecem ser muito interessantes os exercícios embora alguns contêm matéria que já não se encontra no programa.