O prazo normal de inscrição nos exames nacionais acabou no passado dia 4 de abril. Mas isso não significa que não possas ainda fazer ou até corrigir a inscrição caso queiras acrescentar novos exames. Neste artigo respondemos às principais dúvidas sobre o tema.
Hi, eu terminei o secundario no ano letivo 2018/2019, era para perguntar se posso melhorar a minha classificação interna a inglês (eu estive no curso de ciências e tecnologias, no secundário) através do exame nacional do proximo ano (se as melhorias de nota voltarem)
Eu quanto a isso não sei, pois todos os partidos da oposição são a favor da melhoria de nota dos exames, o PCP decidiu abster-se do projeto de lei do PAN porque tinha uma alínea semelhante no seu projecto de lei, não acredito que agora decidam retirar essa alínea do seu projecto de lei, a não...
Pois, mais 15 dias sem votação significaria que iria só ser votada outra vez dia 21, e depois o projeto de lei iria também que ir ao presidente da republica para ser promulgada, o que significa que só mesmo no final de maio ou principio de Junho é que os exames passariam a contar para nota, o...
Aqui está o texto do projecto de lei que estava no guião de votações:
Requerimento, apresentado pelo PCP solicitando a baixa à Comissão de Educação, Ciência, Juventude e Desporto, sem votação, por 15 dias, do Projeto de Lei n.º 360/XIV/1.ª (PCP) – Procede à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º...
A proposta do PAN foi rejeitada, no entanto o projecto de lei do PCP que tem uma alínea onde permite a realização do exame para melhoria de nota interna foi aprovada.
https://www.parlamento.pt/ActividadeParlamentar/Paginas/DetalheIniciativa.aspx?BID=44805
O PSD disse que tinha receios quanto à medida do PAN pois poderia causar por um lado desigualdades entre os alunos autoprostos e os alunos internos e por outro iria ter implicações no princípio do próximo ano letivo devido à logística que a 2 fase dos exames irá implicar, mas o deputado do PSD...
Pois quanto a isso não sei, o que sei é que o projeto de lei vai ser debatido e votado na quarta-feira, e como nem todos os partidos anunciaram ainda a sua posição quanto a este assunto (os que ja anunciaram mostraram-se a favor da retorna das melhorias), acho que as pessoas que estão...
O documento que publicaram é um projeto de lei, aí só propõem uma alteração a uma alínea do decreto de lei, e os motivos que os levaram a propor este projeto de lei.
Quem quiser saber, o PAN apresentou um projeto de lei, que irá ser votado esta quarta-feira, com vista a voltar permitir a realização de exames para melhoria de nota. O plenário irá ser às 15h.
https://www.parlamento.pt/ActividadeParlamentar/Paginas/DetalheIniciativa.aspx?BID=44753
Alguém sabe se o ministério da educação poderá seguir os passos adotados pelo ministério da ciência, tecnologia e ensino superior, e voltar atrás na decisão do governo para voltarem a incluir os exames para efeitos de melhoria da nota interna?
O secretario adjunto e da educação falou hoje sobre a realização de exames para melhoria de nota. Ele aborda o assunto aos 21min.
https://forum.pt/escolas/ve-aqui-a-entrevista-ao-secretario-de-estado-joao-costa
Eu acho que o que foi feito teve ótimos resultados, no entanto acho que se deve contactar outras estações televisivas (TVI ou ate mesmo a CMTV), e outros jornais (Observador, por exemplo), que não tenham ainda noticiado a petição, ou esta situação. Deve-se continuar a fazer o que já foi feito...
Já enviaram a petição para a assembleia da república? Dá também para voces enviarem esta petição diretamente para a direcção geral da educação, ou para o júri nacional de exames?
O CDS também está contra esta medida:
https://lifestyle.sapo.pt/familia/noticias-familia/artigos/covid-19-cds-considera-uma-injustica-que-exames-do-secundario-nao-influenciem-notas
Este site usa cookies para ajudar a personalizar o conteúdo, adequar a tua experiência e manter o teu login se efectuares o teu registo.
Ao continuar a usar este fórum concordas com o uso de cookies.