Resultados da pesquisa

1. M

Sugestões para melhorar o acesso ao ensino superior

Olá Dário. Candidatei-me pelo concurso normal, sim. Pelo que vi, a Escola Superior de Saúde não permite alunos vindos do ensino profissional acederem à faculdade. O concurso especial abrange os maiores de 23, os titulares de grau superior e os titulares de diploma de especialização tecnológica...
  2. M

Pois, como calculava. Obrigada por toda a ajuda
  3. M

Na altura (2018) só fiz o exame de Português. Não precisava de mais nenhum para entrar em Filosofia. Mas a minha média interna era de 18.1 (para acesso à faculdade). Porém, mesmo que usassem a minha média correta de 18.1, a média total (50 do secundário, 50 do exame de bio/geo), seria de 17.35...
  4. M

Fiquei muito indignada quando soube. Anexei aqui a minha Ficha Enes e o meu certificado de final de curso (com as médias de acesso ao ensino superior na parte inferior da página). Antes deste curso de saúde, em 2019 candidatei-me a Filosofia e também escreveram que a minha média era de 17.6 (Na...
  5. M

Obrigada pela resposta rápida. (Desculpem o texto grande que se segue, mas não conseguir resumi-lo para explicar corretamente a situação) De facto, não sabia que os alunos do ensino profissional eram 'descontados' nas médias do ensino secundário, até passar por esse processo. Formei-me na...
  6. M

Sei que à partida de nada valerá, mas queria escrever a alguém com 'poder' dentro da área do acesso ao ensino superior. É importante manifestar o quão inadequado é o acesso ao ensino superior em Portugal, baseando-se apenas na matemática exata das notas (sendo que , tendo possibilidades, os...
  7. M

Biorrecursos

Estou a pensar em ir à segunda fase em biorrecursos. Contudo, vi que algumas das cadeiras do curso são matemática, química e física, o que me preocupa um pouco porque não as tenho desde o 9 ano, e sinceramente de pouco me lembro. Estas cadeiras, nesse curso, requerem bases, ou podem ser...
  8. M

Biorrecursos

Estou a pensar em ir à segunda fase em biorrecursos. Contudo, vi que uma das cadeiras do curso é matemática, o que me preocupa um pouco porque não a tenho desde o 9 ano, e sinceramente de pouco me lembro. A matemática dada nesse curso requer bases sólidas, ou pode ser aprendida "de raiz"...
  9. M

Transferência interna

Alguém me sabe esclarecer se posso pedir transferência interna de um curso para o outro? Entrei em Ortóptica na Escola Superior de Saúde no Porto, mas queria mudar para Fisioterapia na mesma escola. A minha média é de 17.1, e na 1.ª fase de fisioterapia foi de 17.4, por isso acho improvável...
  10. M

Candidaturas 2ª fase

Obrigada. Mas fica válida para Fisioterapia, certo? Ou terei de voltar a fazê-la e a pagar? Não concorri à bolsa, pelo que agora me pedem também para, em Ortóptica, pagar já as propinas do 1º semestre. Se eu entrar noutro curso, esse valor das propinas fica válido para esse curso?
  11. M

Candidaturas 2ª fase

Alguém me sabe esclarecer esta situação? : - Fiz a matrícula no curso de Ortóptica, no Porto. - Vou candidatar-me à 2ª fase da licenciatura em Fisioterapia. - Caso eu entre em Fisioterapia, a minha matrícula em Ortóptica é logo transferida, ou eu aí poderei escolher entre os 2 cursos...
  12. M

Matrículas

Para a licenciatura em Ortóptica da Escola Superior de Saúde pedem o pré-requisito Grupo A - Comunicação interpessoal. Pelo que percebi, terei então de entregar um exame ao tórax, além de uma declaração médica e de preencher um questionário. Alguém sabe até quando tenho que os entregar? Obrigada
  13. M

Matrículas - E quem ainda vai à 2ª fase?

Entrei em ortóptica na Escola Superior de Saúde do Porto, mas vou à 2ª fase para ver se entro no curso que coloquei em 1º lugar (Fisioterapia), com média de 17.1 valores. Recebi uma mensagem da escola a dizer que já posso fazer a matrícula. Contudo, como vou ainda concorrer a Fisioterapia no...