Resultados da pesquisa

1. Quelra

Alterar a área de estudos do secundário, uma década depois (ajuda para um amigo)

Um amigo meu esteve em humanidades entre 2008 e 2011. No entanto, em vez de constar esta área, ele gostaria de ter outra, por exemplo ciências e tecnologias. Não seria para ingresso na faculdade, apenas para alterar/obter um novo diploma. Como poderá fazê-lo?
  2. Quelra

Época especial

Já se sabe quando saem as notas da época especial? Já se sabe também se, similarmente à primeira fase, haverá três dias após a saída desta nota para completar a candidatura?
  3. Quelra

Dúvidas sobre candidatura à 2ª fase

Tenho algumas dúvidas: 1. Vou precisar de uma ficha ENES nova? (tenho uma "especial" com exames de 2ª fase por motivos de isolamento; não sei se posso usar essa na mesma ou se tehho de pedir outra) 2. Posso colocar opções diferentes das que coloquei na 1ª fase? Penso que não haja problema mas...
  4. Quelra

Escola disse-me para ir à época especial (sem eu ter pedido)

Contexto: enviei um e-mail a perguntar se no dia 16 podia ir logo levantar a ficha ENES. O e-mail que recebi foi este: "Bom dia, Relativamente ao assunto em epígrafe, venho informar que até dia 17 de setembro de 2021, os alunos que não realizaram os exames finais nacionais na 1.a fase, por...
  5. Quelra

É preferível concorrer por CNAES ou M23?

É apenas por curiosidade / para ajudar um amigo. No ano passado tinha esta dúvida e optei pelo CNAES, porque me disseram que "M23 era bastante concorrido, a probabilidade de entrar é sempre muito baixa". Assim, supondo que a média de secundário da pessoa é 16, a nota do ultimo colocado dos...
  6. Quelra

Chat Uniarea

Um chat
  7. Quelra

Ficha ENES para casos de isolamento + prazos especiais?

Olá, gostaria de saber duas coisas: 1. como faltei a um exame por isolamento, será que depois quando pedir a ficha ENES relativa à 2ª fase me dão duas? uma para ainda usar juntamente com a 1ª fase de candidaturas e uma outra para usar na 2ª fase de candidaturas? entretanto já pedi a da 1ª fase...
  8. Quelra

Número de vagas vs. pessoas colocadas

Desculpem se a pergunta é um pouco tola, mas... Reparei que muitas vezes o número de colocados num curso é superior ao número de vagas. É normal ser assim? Qual o motivo? (Por exemplo aqui, havia 40 vagas mas foram colocadas 57 pessoas em 1ª fase)
  9. Quelra

FPUL FPUL - caso de trabalhadores estudantes

Olá, gostaria de saber se os professores costumam ser "simpáticos" com trabalhadores estudantes, ou seja, se realmente contam faltas, se a assiduidade conta para a nota, se é possível escolher um regime de avaliação final em vez de contínua, etc etc. Contactei a faculdade por email mas apenas...
  10. Quelra

ISCTE Inscrição a unidades curriculares isoladas

Olá, estive a ler o site das unidades curriculares do ISCTE (inscrever-me em UC isoladas é uma opção a ponderar, caso não entre no curso que quero), e noto algo estranho, queria saber se no ano passado foi igual ou se costuma ser assim mesmo nas faculdades: Só vou saber se fui colocada em 1ª...
  11. Quelra

Ir à 2ª fase por motivos de isolamento profilático

Olá, já li por aqui num artigo que alunos que fossem apenas à 2ª fase por motivos de isolamento poderiam utilizar um exame de 2ª fase para a 1ª fase, mas hoje a escola onde vou realizar o exame publicou isto: https://dre.pt/application/conteudo/159994003
  12. Quelra

Época especial 2021 - quando é?

Olá, coloco esta questão a pensar em casos de covid, pois imagino que um aluno com covid ou em isolamento possa ir à época especial. No entanto, não consigo encontrar as datas em que se vai realizar - terá uma data específica ou é "combinado" com cada aluno? Se tiver uma data específica, onde...
  13. Quelra

Tentar fazer melhorias

Olá, Hoje tentei ir à PIEPE assinalar o campo de melhoria, mas não me apareceu. É normal? Sei que já passa do prazo, será por isso?
  14. Quelra

Confusão com melhorias

Na prática, não consigo entender bem este conceito. Decidi criar um exemplo, para o caso de uma pessoa que já tenha o secundário concluído: Vamos imaginar que a pessoa quer fazer exames de Mat e FQ. Eis as notas da pessoa hipotética: Português - 10v Inglês - 10v EF - 10v Biologia - 10v...
  15. Quelra

Melhorias para quem acabou o secundário há 10 anos

Olá, é basicamente o que o título diz. Das informações que já andei a ler pelo site, calculo que pessoas no meu caso não possam fazer melhorias, devido a: "Só são válidas as melhorias realizadas com provas de disciplinas do mesmo programa e código/disciplina em que obtiveste a primeira...
  16. Quelra

Pessoas a quem apareceu erros #2 e #8, conseguiram resolver?

Basicamente é isso. Já vi por aqui imensas pessoas a quem isso aconteceu. A pergunta é, conseguiram resolver? Se sim, como? Eu ainda não me inscrevi, por ter visto tantas pessoas a acusarem esses erros. Devo esperar mais uns dias até que hipoteticamente o JNE resolva esses erros, ou...
  17. Quelra

É possível sermos aceites em mais do que uma opção no CNAES?

Olá. Alguém sabe dizer se é possível sermos aceites em vários cursos e várias faculdades pelos CNAES e depois escolhermos em qual nos queremos matricular, ou se somos sempre colocados em apenas uma?
  18. Quelra

Este ano, quanto é que um exame interfere na nota final?

Olá, Este ano só vamos fazer exames que sirvam de prova de ingresso. Quanto é que cada exame interfere na nota? Exemplos: Tenho 12 como nota final da disciplina (que por sua vez já é resultado da nota final+exame, pois já fiz o secundário há alguns anos). Supondo que agora fazia o exame...
  19. Quelra

É possível candidatar-me pelo CNAES e por M23 ao mesmo tempo?

Olá a todos. A minha dúvida é, de acordo com as datas deste ano, os exames nacionais são entre 2 e 16 de julho, os resultados saem a 2 de agosto e depois as candidaturas à 1ª fase serão de 5 a 20 de agosto. As datas para M23 são (na faculdade para que quero ir): a lista de classificações...
  20. Quelra

ISCTE Dúvida com horários no ISCTE

Alguém que frequente o ISCTE que esteja dispost@ a dar-me algumas luzes sobre como os horários funcionam, SFF? De preferência alguém a quem possa enviar MP com algumas questões. De preferência alguém que ande na licenciatura em psicologia de lá porque é esse horário que estou a explorar, mas...