Resultados da pesquisa

1. brunoleal

História

Pensa numa linha de produção: A Arqueologia recolhe os dados no terreno para a História a registar e interpretar. A abrangência é comum ás duas áreas, pois ambas estudam os mesmos períodos, as mesmas culturas, etc. O que as distingue melhor, e o que acho que te deves perguntar antes de escolher...
  2. brunoleal

História

Falando em termos muito generalizados, o curso de História é mais virado para a investigação e ensino de História, enquanto que o de Arqueologia é mais virado para a prática profissional de Arqueologia ou Antropologia. Existem também cursos que englobam as duas áreas como o que frequento...
  3. brunoleal

Frequentar a praxe

A idade é apenas um número, o que interessa é o espírito que se leva para a praxe. Digo eu que fui praxado aos 32 anos.
  4. brunoleal

Curso História e Arqueologia - Seguir o ramo de História ou o de Arqueologia?

Olha outro colega! Provavelmente já escolheste, mas fica aqui a minha opinião assim por alto. O percurso de História é mais teórico, logo mais trabalho de biblioteca, o de Arqueologia mais prático, mais trabalho de campo/laboratório (embora também se passe tempo na biblioteca). Reflete um pouco...
  5. brunoleal

Precisos de alojamento em Évora

Boas! Tenta no bquarto, custojusto, ou em grupos do Facebook como este: https://www.facebook.com/groups/1411265595778975/ Não é fácil encontrar alojamento em Évora. Ou é muito caro, ou muito longe, ou são "quartos" em pladur numa cave sem janelas e revestidos de salitre! E não, não estou a...
  6. brunoleal

Bolsa de Estudo - Dúvidas gerais

Imagina a seguinte situação: A família Salgado (nome fictício) é constituída por 2 adultos e 2 crianças, das quais 1 é menor. A família coloca os 200 milhões de euros que possui na conta bancária do filho menor e realiza uma candidatura a bolsa para o filho maior. Não é pedido o extracto...
  7. brunoleal

Compensa ficar num t0?

Acho que te referes a este programa da C.M. Évora: Laços para a Vida
  8. brunoleal

Bolsa de estudo e residência

Eu acho que as faculdades fazem isto para que as vagas não ficassem "penduradas" se os candidatos depois não entrassem na faculdade em questão. É uma treta, mas é o que temos. Outra coisa, não sei se será em todas as universidades, mas em Évora os alunos do ano passado que já tinham residência...
  9. brunoleal

Programa +Superior

Mais alguém está a receber a mensagem de erro "Serviço temporariamente indisponível" ao submeter a candidatura à bolsa + Superior? Eu já a tinha submetido anteriormente, mas ao abrir o site das candidaturas para ver como estava o processo, não constava lá o processo. Ao tentar submeter nova...
  10. brunoleal

Compensa ficar num t0?

Em Évora não é de agora. Tenho uma prima que acabou o curso há 11 anos atrás e na altura pagava €150 por um quarto que tinha sido adaptado de uma despensa. Cabia apenas a cama e um armário, a porta nem abria totalmente pois batia na cama! Mas como ficava junto ao polo Verney e tinha as despesas...
  11. brunoleal

Compensa ficar num t0?

Muita procura + pouca oferta = especulação. Com muita paciência e sorte talvez se arranje mais barato, no entanto é preciso ter cuidado. Eu há 4 anos fui ver um a 200 euros no Bairro das Pites, mas era sem recibo e o senhorio pareceu-me muito manhoso, então mandei-o passear.
  12. brunoleal

Universidade de Évora

Pesquisa e adere no Facebook por grupos com "aluguer quartos évora", ou "aluguer casas évora". Tens também o site bquarto, o OLX, o custo justo e o site da AAUE também costuma ter anúncios. Na Universidade vais encontrar também anúncios afixados quando fores fazer a matrícula. Toma atenção que...
  13. brunoleal

Compensa ficar num t0?

T0 em Évora andarão na volta dos 300~400 euros/mês. E não há muito por onde escolher. O mercado de arrendamento está uma miséria por aqui!
  14. brunoleal

Praxe e mudança de curso

Ou melhor praxa, mas dá o exemplo de uma praxe divertida e verdadeiramente integracionista tanto para praxantes, como para caloiros e sem humilhações/abusos. Está nas tuas mãos.
  15. brunoleal

O meu maior problema na faculdade

Depende de muitos factores. Do curso, da vontade de estudar, das noitadas nos copos, nalguns casos dos professores, da ambição do estudante, da assiduidade e atenção às aulas, etc O meu 1º ano há uns anos atrás, embora atípico, pareceu-me fácil e fiquei com a impressão de que se me tivesse...
  16. brunoleal

Praxes, Nova Vida.....

A praxe em Évora dura até 1 de Novembro, quando o bicho passa a caloiro. A partir daí só pode ser praxado por padrinhos. A dureza depende sempre dos praxantes de cada ano. Como outsider assisti a algumas cenas que poderão ser humilhantes para uns, divertidas para outros (desfiles com lixo na...
  17. brunoleal

Praxes, Nova Vida.....

Isso de na praxe se arranjar amigos é mito. Arranja-se amigos em qualquer lado, desde que sejamos minimamente sociáveis. Não é o facto de participar nas actividades que vai fazer com que pessoas solitárias e/ou anti sociais façam amigos. Vão encontrar pessoas de todo o país e do estrangeiro com...
  18. brunoleal

Entre os 22 e os 23/Que caminho seguir. Ajuda pff

Fiz a prova de História (M23), mas pela Uab.
  19. brunoleal

Entre os 22 e os 23/Que caminho seguir. Ajuda pff

Eu quando me candidatei pela 1ª vez à Universidade Aberta, foi pelos M23 e tinha o secundário concluído. Acho que não tem a ver. Quanto à idade, se não estou em erro podes te candidatar pelos M23 no ano em que fazes os 23. Vai ao site da universidade que queres ingressar, que eles devem ter lá...
  20. brunoleal

Praxes, Nova Vida.....

Podes ver aqui neste vídeo a praxe de RI de 2014 na Coluna Maldita.