Resultados da pesquisa

1. a fish

Medicina Dentária

Não há transferências de outros cursos (sejam na pública ou na privada) para Medicina em Portugal. As pessoas voltam a tentar pelo concurso normal, ou tiram uma licenciatura e depois tentam entrar como licenciados...
  2. a fish

Estudar Medicina em Espanha

Após seres médica em Espanha, podes concorrer ao Internato de Formação Geral em Portugal e fazer a Prova Nacional de Acesso (como um médico português) e, com essa nota, aceder ao Internato de Formação Específica. Durante o curso - incluindo no 6.º ano - se a faculdade espanhola permitir aos...
  3. a fish

Medicina - Equivalências e Alternativas

Queria só salientar que "Itália, conhecida pela fraca componente prática (super desfavorável para quem quer cirurgia)" não me parece grande argumento. A grande maioria dos alunos de Medicina portugueses - pelo menos, dos que conheço - acaba o curso sem entrar numa cirurgia ou suturar pessoas...
  4. a fish

Permuta em curso Medicina - Universidade Coimbra

tens de arranjar alguém que tenha entrado em Medicina numa das faculdades de Lisboa - com média igual ou superior à do último colocado em Coimbra - e que queira trocar contigo e ir para Coimbra.
  5. a fish

Vacinação Covid

Eu fui vacinada com Pfizer já nos idos tempos de janeiro (sou médica). A primeira dose deu-me umas leves dores no braço e pronto. Tomei a segunda dose a meio da tarde, depois à noite doeu-me bastante o braço. Acordei levemente "estranha" e decidi tomar paracetamol. Depois do almoço (estava a...
  6. a fish

Prova Nacional de Acesso (PNA)

Houve 2 anos de PNA. Faltam 6/7 até chegar à tua PNA. Vale mesmo a pena sequer ter isso em conta?
  7. a fish

Estudar Medicina em Espanha

Sim, consegues. Todos os anos há quem o faça (se quiseres ingressar numa especialidade médica em Portugal, tens que fazer a Prova Nacional de Acesso, como qualquer aluno de Med em Portugal também faria :P)
  8. a fish

Arquivo- Fisiologia Clínica

Gostava de realçar que esta confusão começou toda porque uma pessoa, que nem aluna de Fisiologia Clínica ainda é, começou a disparatar dizendo médicos de que se limitam a assinar os trabalhos dos outros (mas a responsabilidade caso haja asneira continuava do Fisiologista Sem Nome, say what?), e...
  9. a fish

Ora aí está uma frase em que concordamos (e acredita que sou tudo menos uma médica arrogante). Agora reflete nas tuas mensagens e pensa se são o reflexo de uma futura fisiologista com humildade...
  10. a fish

E Marte é verde e azul, só pode. Isto não tem ponta por onde lhe pegar, não há multidisciplinaridade que aguente esta pouca noção da realidade - seja em termos legais ou práticos. Muito boa sorte para o futuro, mas acima de tudo uma boa dose de noção!
  11. a fish

o "assinar" é assumir a responsabilidade (e as respetivas consequências). Se te parece mal que o técnico faça o relatório e o médico se limite a pôr o nome no fim é porque, talvez..., havendo recursos o ideal seria ser o médico a ver o exame e escrever ele mesmo o relatório, não o contrário.
  12. a fish

Trajes académicos

Sim, são diferenças discretas. E é o menor dos argumentos a ter em conta nessa decisão de mudar :p
  13. a fish

Trajes académicos

a saia do Porto é menos cintada, mais 'saco de batatas'. creio que o ICBAS usava uns collants diferentes também, mas isso já é mais específico
  14. a fish

Medicina na Católica (2021/2022)

Estou muito desiludida. Há semanas a falarmos aqui deste assunto e só hoje o currículo+propinas da Católica bateram no #MedTwitterTuga! 🧐😅
  15. a fish

Felicitações de aniversário

Obrigada! (E já sou velha, já virei médica mesmo 🙈)
  16. a fish

Medicina na Católica (2021/2022)

Estamos chocados com o preço mas em certos países com universidades prestigiadissimas paga-se isso ou mais e fica-se endividado e ou é assim ou não se estuda, estilo EUA e Reino Unido. Muito bem, agora vai comparar o salário de um médico nos EUA, seja interno (e a especialidade é em geral mais...
  17. a fish

Medicina vs Engenharia

Anatomia e Bioquímicas à parte... se for só para passar, acho que na prática se faz facilmente. 😅 Pode ser triste ler isto, mas... E mesmo amigos meus que tinham médias fantásticas obviamente que estudavam q.b. (sobretudo na época de exames, claro), mas não é uma coisa que ficas sem vida e sem...
  18. a fish

Medicina vs Engenharia

Acho sempre piada quando, na decisão entre Medicina e Engenharias, vem o argumento "Medicina é um curso longo". Medicina é um curso programado para 6 anos, os MIs (ou lic+mest) de Engenharia para 5. Mas, não tendo dados objetivos, diria que o número médio (ou mediano...) de anos para concluir...
  19. a fish

IST [Sumário] Modelo de Ensino e Práticas Pedagógicas 2021/2022 - Instituto Superior Técnico

Andava à procura desta mensagem. É importante...
  20. a fish

Medicina - Equivalências e Alternativas

Nunca se sabe todas as vagas da 2.ª fase, porque faltam as vagas de recolocações na 2.ª fase: se alguém colocado (e matriculado) em Medicina concorre na 2.ª fase a outra faculdade/curso e entra, liberta uma vaga.